A Siemens do Brasil comunicou nesta semana a entrega de uma turbina a vapor de 100,5MW de capacidade, o que, segundo a empresa, é uma das maiores já produzidas em solo nacional. A turbina é a primeira parte de uma encomenda da Celulose Riograndense. Outra turbina do mesmo modelo (SST600), com capacidade de 92,5MW, está em fase final de fabricação.
Segundo a Siemens, o modelo SST600 de condensação, projetado com capacidade de até 150MW, permite maior eficiência na geração de energia. A tecnologia apresenta solução inteligente, que diminui os custos de instalação do projeto.
Juntas, as duas turbinas a vapor terão capacidade para gerar energia suficiente para abastecer toda nova fábrica da Celulose Rigrandense, bem como vai garantir a comercialização da energia excedente, contribuindo, desta forma, como uma geração de energia adicional ao Sistema Integrado Nacional (SIN), proveniente de uma fonte de energia renovável.
O novo projeto da Celulose Rigrandense, Guaíba 2, está localizado na cidade de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, irá aumentar em mais de três vezes a capacidade de produção da unidade e passará a produzir 1,750 milhões toneladas de celulose ao ano. A Siemens também é responsável pelo fornecimento de todo o sistema de distribuição elétrica, em 34,5kV, da nova fábrica.
Fonte: Jornal da Energia
Veja mais: http://jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=16965&id_secao=15