saneamento basico

Começam hoje (4) as ações que marcam o dia dos oceanos, em Olinda/PE

Alunos da rede pública, pais, mães, professores, funcionários da Nova Olinda e da Compesa participarão da campanha para redução do uso de plástico e do descarte de lixo nos oceanos no dia 8 de junho

Todo ano, mais de oito milhões de toneladas de plásticos e microplásticos vão parar dentro dos oceanos comprometendo o ecossistema marinho – animais são mortos por asfixia ou lesões internas provocadas pela ingestão desses polímeros – e, em última análise, colocando em risco a qualidade de vida e a saúde do próprio homem. Diante dessa tragédia, faz-se necessária uma profunda mudança de hábitos.

Assim, o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), a partir das 8 horas, a orla do antigo Quartel da Polícia Exército, em Olinda, Pernambuco, será o local de uma campanha contra os resíduos sólidos, em especial, os plásticos, que estão ameaçando a saúde dos oceanos. Serão palestras, manifestações artísticas e culturais, oficinas e um mutirão para a coleta de resíduos.

Promovido pela SUEZ, líder do consórcio NOVA OLINDA, em parceria com a Prefeitura de Olinda e a Compesa, o mutirão de coleta de resíduos, do qual participarão alunos da rede pública municipal, colaboradores das empresas e moradores, será o ápice da série de eventos a ser iniciada no dia 4, com o propósito de sensibilizar a população para a necessidade de manter os oceanos limpos, como forma de garantir o equilíbrio na vida no planeta.

Todo o material coletado será exposto no calçadão da Praia do Quartel para que a população tenha uma ideia do volume de lixo que vai parar no mar, prejudicando seriamente o meio ambiente. Depois o plástico será encaminhado para a cooperativa de catadores para reciclagem.

Patrulha do canudo

Com uma vida útil de quatro minutos, os canudinhos são responsáveis pela grande poluição dos mares e por graves danos à saúde dos animais marinhos. A ideia é transformar os estudantes e moradores em agentes multiplicadores da ideia da necessidade de abandonar o uso desse artigo que  causa tanto estrago no meio ambiente.

A partir desta segunda (4)

Os eventos começam com a ação Patrulha do Canudo – escolha recusar, com palestras na Escola Dona Brites de Albuquerque (Bairro Novo), Escola Criança Feliz (Bultrins), na segunda-feira, dia 4 (9 e 14h), Escola Lions Dirceu (Bultrins), Escola Nossa Senhora do Monte (Monte) terça-feira, dia 5 (9 e 14h).

No Clube de Mães Risoleta Neves (Bairro de Rio Doce) quarta-feira, dia 6 (14h), as famílias impactadas pelo Projeto Olinda + Água participarão de rodas de diálogos para discutir formas de reduzir o consumo de plásticos no dia-a-dia, tais como, trocar os sacos plásticos por reutilizáveis nos supermercados, comprar a granel e reutilizar os frascos de vidro para armazenar os alimentos.

Esse também será o assunto do Diálogo Diário de Segurança no canteiro de obras da Nova Olinda (Ouro Preto) no dia 7, com o objetivo de reduzir o consumo de artigos plásticos (copos de água e de café) no ambiente de trabalho.

 O mutirão

Dia 8 (sexta feira), das 8 às 12 horas, os voluntários se reúnem no Calçadão da Orla da Praia do Quartel para participar da seguinte programação:

 Redução do Uso de Plástico e Descarte Inadequado de Resíduos Sólidos no Mar – palestra da bióloga Rosany Lócio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do biólogo Moisés Santos, Supervisor Ambiental do Projeto Olinda + Água)

 Apresentação do Peixe Boi (ICMBio)

Oficina Reciclar e Preservar – confecção de bolsas com banners usados e embalagens cartonadas para alimentos e bebidas

Movimento Catamisto – apresentação teatral, de artes plásticas e de música com instrumentos produzidos com resíduos sólidos

Mutirão de coleta de resíduos sólidos – os voluntários recebem luvas e sacolas plásticas biodegradáveis para a coleta

Produção de obra de arte – aproveitando parte dos resíduos coletados no mutirão

Gincanas ambientais com Arte Educador

Distribuição de sacolas ecológicas

Apresentação do Grupo Coco de Olinda

Em anexo seguem fotos do evento realizado em 2017

Últimas Notícias: