saneamento basico

Inauguração do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental

Parque Tecnológico São José dos Campos – 08/06, às 14h

O Centro será coordenado pelo Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), com participação do  Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), de instituições de ensino e pesquisa como Unesp, Fatec São José dos Campos e Escola Politécnica da USP. A prefeitura municipal de São José dos Campos também é signatária deste centro.

O CDTASA é criado a partir da necessidade de fomentar pesquisas e realizar projetos de inovação que resultem em benefícios para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a maior da região Sudeste e que abastece 184 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, num total de 23 milhões de pessoas.

Dados da Agevap apontam que 90% dos municípios da bacia não têm estação de tratamento de esgoto. Além disso, há desmatamento e problemas estruturantes, como a baixa capacidade gerencial dos municípios, especialmente dos de pequeno porte, para solucionar questões relacionadas a saneamento ambiental e preservação de recursos hídricos.

Serviço

Inauguração do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA) do Parque Tecnológico São José dos Campos
Data: 8/6/2018
Horário: às 14h
Local: Hall de eventos do Parque Tecnológico São José dos Campos, na avenida dr. Altino Bondensan, 500, Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos (SP).

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos

O Parque Tecnológico São José dos Campos é o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil. Tem a missão de promover ciência, tecnologia, inovação e o empreendedorismo, visando ao desenvolvimento competitivo e sustentável. Para tanto, é um ambiente sinérgico que estimula a cooperação empresa-empresa e empresa-instituição de pesquisa para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »