saneamento basico

Itubombas atua na construção da Barragem de Fronteiras (CE)

Desde julho de 2018, duas motobombas ITU-44S10 têm operado na construção da Barragem de Fronteiras, em Crateús (CE), obra que surgiu como a solução mais viável para suprir as carências hídricas da região.

Projetada para acumular 490 milhões de m3 de água, com uma vazão de 500 litros por segundo, a barragem também prevê viabilizar os projetos de irrigação de cerca 5 mil hectares de terras áridas.

Pesando 2.400 kg e com uma capacidade de tanque de 300 litros, as motobombas ITU-44S10 estão sendo usadas no esgotamento de trecho de rio onde passa o eixo da barragem em um regime de trabalho de 24 horas por dia. “Até o momento, estamos totalmente satisfeitos com a produtividade dos equipamentos”, disse o engenheiro da obra, John Menezes, destacando o fato da escorva ser feita com bomba de vácuo e a existência de manômetros nos principais pontos (sucção e retorno). “Além disso, as bombas são todas montadas sobre skid, com uma bacia de contenção acoplada. Enfim, são equipamentos com arranjos muito bem pensados e desenvolvidos. Ideais para atender às nossas necessidades”, complementou.

A Barragem de Fronteiras será constituída de terra nas extremidades e de concreto compactado a rolo no centro, chegando a atingir cerca de 2 mil metros de extensão e 40 metros de altura. Com uma expectativa de ser concluída em 36 meses, a obra compreende: implantação da barragem, projetos e serviços de construção, indenizações, reassentamentos e obras complementares.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de Motobombas à diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.

itubombas

bombas

Fonte: Itubombas

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »