Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
itubombas

Bombas aplicadas em projeto de saneamento garantem abastecimento de água a mais de 14 mil famílias

  • Outros
  • abril 29, 2022

Imagem Ilustrativa

A expansão natural de um município no Mato Grosso, que hoje conta com mais de 14 mil famílias, tem reflexos na infraestrutura básica, incluindo o abastecimento de água, com a demanda por melhorias na rede.  A rede de distribuição sob responsabilidade da uma concessionária, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, também passou por expansão na medida do crescimento populacional.

Projeto contou com dois equipamentos, ambos responsáveis pela pressurização da água, que chega até as casas dos moradores de uma cidade no MT

Com o aumento na demanda por água e o crescimento da infraestrutura da rede de distribuição, a concessionária percebeu que precisaria de um plano de ação para garantir que a água chegasse às residências do município atendido, com a pressão adequada para uso – há, inclusive, exigências legais nesse quesito.

Em parceria com a Itubombas, especializada em locação de soluções em bombeamento, foi identificada a demanda pelo aumento da pressurização apenas nos horários de pico de consumo. Para isso, a sugestão foi implantar dois equipamentos da marca, um em cada extremidade da rede de distribuição.

“Definimos a instalação de uma bomba modelo ITU-66S13 para uma das extremidades e de um modelo ITU-44S10, ambas cabinadas e de acionamento a diesel”, explica Brummel Lins, consultor Técnico Comercial da Itubombas. “A possibilidade de modular a rotação dos motores a diesel dos nossos conjuntos foi essencial para atender a necessidade do município”, complementa. O conjunto é caracterizado pelo baixo nível de ruído, o que possibilitou a proximidade dos equipamentos das residências.

Outra facilidade do projeto foi o sistema de automação já implantado na rede de distribuição atendida pela concessionária, que auxiliava a identificar os momentos de maior queda da pressão da água, justamente quando os equipamentos Itubombas entrariam em funcionamento. “Fizemos uso também do nosso sistema exclusivo de monitoramento a distância, que nos possibilitava acionar os equipamentos sem a necessidade de um operador se deslocar até o local de instalação”, conta Lins.

Em funcionamento desde outubro de 2021, a solução garante confiabilidade e eficácia no abastecimento de água a um dos municípios do Mato Grosso. Quando há intermitências no abastecimento, os equipamentos da Itubombas também contribuem para uma recuperação mais rápida no abastecimento.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

AnteriorAnteriorMeta de reciclagem e incineração no Brasil
PróximoPara conter avanço da doença, Portos do Paraná reforça os cuidados contra a denguePróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Conaut
bf-dias
DENORA
suez
logo-netzsch
logo-bioproj
Penetron
Superbac
aquamec
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.