saneamento basico
above-net

Bridgemeter Auxiliando na Redução dos custos operacionais em Plantas de Saneamento

Imagem Ilustrativa

A partir do marco do saneamento iniciou-se uma movimentação nos negócios com investimentos estimados em torno de R$ 500 bilhões a R$ 700 bilhões para os próximos anos.

Dentre os desafios que as empresas encontram estão os diferentes estágios tecnológicos dos equipamentos existentes nas plantas de saneamento, acrescente a isso as disparidades das regiões brasileiras.

A Above-Net, empresa de engenharia que atua há mais de duas décadas desenvolvendo hardwares e softwares de telemetria e monitoramento para equipamentos e processos pode auxiliar na redução dos custos operacionais através do Bridgemeter, uma plataforma que promove a aquisição dos sinais de sensores analógicos e digitais, CLPs e até mesmo contato seco existentes nos equipamentos, coletando as informações e as disponibilizando em dashboards configuráveis.

As grandezas coletadas dos equipamentos como pressão, vazão, corrente ou nível de saturação de filtros, por exemplo, são apresentadas através de indicadores e tabelas, gerando gráficos para análise de desempenho. O Bridgemeter possui alarmes e notificações configuráveis, enviando alertas e checklists de correção diretamente para os times de manutenção otimizando o tempo de resposta para resolução da falha.


LEIA TAMBÉM: AboveNet | Monitoramento para Água e Esgoto

O módulo preditivo é um aliado importante para a manutenção, pois através de análises dinâmicas ele dispara notificações acionando a manutenção através de APP sobre uma eventual falha que poderá evoluir e tornar-se um problema crítico, assim o módulo “cria tempo” para realizar o reparo aumentando a disponibilidade do equipamento e otimizando o trabalho da manutenção.

Os diferenciais do Bridgemeter contribuem para a redução de custos, não apenas pela capacidade de integrar equipamentos com maturidade tecnológica diversa, mas por manter a planta operando, reduzindo falhas através da monitorização permanente.

O Bridgemeter gera relatórios que contribuem para as auditorias, podendo ainda ser implementado o painel OEE (Overal Equipment Effectivness) para acompanhamento do SLA.

Últimas Notícias: