saneamento basico
chamada publica corsan

CORSAN abre Chamada pública para Projeto Piloto para Aspersão de Esgoto Tratado na Silvicultura na ETE Tramandaí

Imagem Ilustrativa

A presente Chamada Pública visa promover a parceria com Empresas, Universidades, Instituições de Ensino Superior, Institutos de Ciência e Tecnologia para a sinergia dos interesses da CORSAN e da sociedade como um todo

A Chamada visa receber e selecionar propostas de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de interesse da CORSAN para o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores dentro do escopo das linhas temáticas para sanar a problemática apresentada.

A presente Chamada Pública não possui caráter vinculativo, tampouco obriga a CORSAN a promover parcerias ou contratos com as Empresas, Universidades, Instituições de Ensino Superior, Institutos de Ciência e Tecnologia que responderem ao chamamento para apresentação das propostas porventura encaminhadas, haja vista que eventual contratação será concretizada segundo as diretrizes legalmente estabelecidas na Lei Federal n.o 10.973/2004, inclusive no que se refere à dispensa de licitação.

Objetivos Principais

Determinar a taxa de aplicação ambientalmente segura no local utilizando aspersão do esgoto tratado, e avaliar o crescimento de pinus a partir do reuso.

Descrição

Atualmente a disposição final do esgoto na ETE de Tramandaí é a infiltração no solo. Com o aumento da vazão e a modernização da ETE previstos para o segundo semestre de 2022, estão sendo avaliadas outras alternativas para a disposição final do esgoto tratado, entre elas a aspersão, como é feito na unidade de tratamento de efluentes líquidos da SITEL.

A taxa de aplicação na unidade da SITEL atualmente é em torno de 1,85 L/s.ha. Porém, deve-se avaliar qual a taxa de aplicação adequada no entorno da ETE, devido às diferentes características locais entre o litoral e a área da SITEL.

Próximo à ETE há plantações de pinus que compreendem áreas consideráveis. Estas plantações poderiam receber parte do esgoto tratado da ETE caso o projeto piloto demonstre viabilidade técnica.
Neste projeto piloto se pretende aplicar o esgoto tratado em uma área interna da ETE, onde há uma quantidade grande de pinus, através de aspersores, e avaliar a vazão de esgoto que pode ser infiltrada e evapotranspirada sem que haja alterações consideráveis no ambiente local. Além disso, também deverá ser avaliado o crescimento dos pinus na área onde o esgoto tratado foi aplicado, e comparado ao crescimento dos pinus onde não houve aplicação.

Data Limite

As propostas serão enviadas para o e-mail [email protected] até às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de março de 2022. Após o prazo limite para recebimento, nenhuma outra proposta ou informação adicional será recebida. A proposta seguirá conforme modelo presente no Edital anexado abaixo.

Cronograma

1. Publicação da Chamada Pública: 01/02/2022
2. Término do prazo para envio eletrônico da proposta (até às 23h59 – horário de Brasília): 31/03/2022
3. Divulgação do resultado: 15/04/2022
4. Divulgação do resultado final da Seleção Pública no site da CORSAN: 30/04/2022

Edital para Download

Fonte: Site CORSAN

Últimas Notícias: