saneamento basico
Chlorum Solutions Complexo Cloroquímico

Chlorum Solutions integra iniciativa que levará para Uberlândia/MG primeiro Complexo Cloroquímico fora do litoral

Chlorum Solutions Complexo Cloroquímico

A Chlorum Solutions, empresa especializada na instalação e operação de plantas de cloro-álcalis de pequena escala, e a Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, assinaram nesta quarta-feira, 23 de agosto, a alienação de três imóveis para a instalação na cidade do primeiro Complexo Cloroquímico situado fora do litoral brasileiro. Também integram a iniciativa as empresas Bauminas Química e Grupo Lima & Pergher.

Segundo o CEO da Chlorum Solutions, Alfredo Kerzner, que também aposta na novidade, o investimento é um marco no cenário nacional do segmento.

Alienação de imóvel municipal permitirá a instalação de três indústrias do ramo, que investirão R$ 260 milhões na cidade mineira.

Polo contribuirá com o desenvolvimento socioeconômico da população local.

Então uma ação para fomentar o desenvolvimento econômico de Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão e empresários das empresas assinaram a escritura de compra e venda em um evento aberto ao público, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Municipal.

No complexo, a Chlorum investirá R$ 200 milhões na construção da fábrica com capacidade equivalente a 45 tons de cloro/dia, dentro do modelo de negócio da empresa, que atua na operação de plantas para mercados regionais, seguindo os padrões ESG e reforçando o compromisso socioambiental global.

chlorum-tratamento-agua

Início das Operações

Contudo os início das operações previsto para o final de 2024, o processo industrial permitirá o fornecimento direto de cloro álcalis para as três empresas do complexo e outras da região, aumentando a competitividade de Uberlândia e região.

LEIA TAMBÉM: Chlorum Solutions inaugura primeira unidade da Bahia em São Sebastião do Passé

Portanto os empreendimentos vão gerar mais de 200 empregos diretos na fabricação de insumos cloro-álcalis e também beneficiarão, pelo menos, 10 outros grandes grupos empresariais da cidade que atualmente adquirem tais matérias primas de outros municípios.

Durante o evento de assinatura, o CEO da Chlorum Solutions, Alfredo Kerzner, destacou a importância de a empresa integrar a iniciativa. “Investir nesse projeto pioneiro, onde criaremos através da sinergia entre as três empresas aqui presentes, e o apoio do município, o Complexo Cloroquímico de Uberlândia é um marco para o desenvolvimento industrial regional. A disponibilização de insumos químicos básicos como o cloro-álcalis, produzidos localmente, está em perfeito alinhamento com a missão e princípios da Chlorum”, afirmou. “Ressalto que será a primeira produção de cloro-álcalis no estado de Minas Gerais, que atualmente importa de outros estados este insumo”, disse também.

“Somos uma indústria química que preza pelas questões ESG em todos os níveis da cadeia de produção e fornecimento. Nossas escolhas impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente. Neste projeto, enxergamos todas essas oportunidades”, reforçou o executivo.

Ademais no cenário nacional, a produção de cloro e de soda cáustica, que logo será reforçada pela operação do Complexo Cloroquímico de Uberlândia, cresceu pelo segundo ano consecutivo e superou um milhão de toneladas em 2022.

Em conclusão foram produzidas 1.016 milhão toneladas de cloro, um salto positivo de 8,6% em relação a 2021, e 1.112,5 milhão de toneladas de soda cáustica, também um aumento de 8,9 % se comparado ao ano anterior.

Sobre a Chlorum Solutions

A Chlorum Solutions oferece uma alternativa para a cadeia de suprimentos da indústria de cloro e álcalis.

Portanto utilizando um modelo descentralizado de plantas de menor porte localizadas próximas ou no local de seus clientes, a empresa quebra o paradigma de economia de escala da indústria química ao focar nas vantagens oferecidas pela redução ou eliminação do transporte.

Mas a Chlorum traz inovação para esta indústria por seu forte foco em ESG, particularmente investindo em projetos onde pode criar um impacto ambiental positivo.

A Chlorum é uma empresa neutra em carbono desde 2020, compensando as emissões mínimas de CO2 que gera.

A companhia possui cinco plantas de Cloro-álcalis operando no Brasil e no Uruguai, e mais três em construção.

Últimas Notícias: