Estamos prontos para ajudar o Brasil alcançar a universalização

Gabriel Tofani*

O mercado brasileiro de saneamento básico tem muitas oportunidades por duas razões: a primeira é o grande déficit na prestação de serviços de abastecimento de água de qualidade e de tratamento de esgoto para a população urbana. A segunda e mais recente, é a tomada de consciência dos municípios brasileiros de que sozinhos não conseguirão cumprir suas metas. Tanto que várias companhias estaduais e municipais estão se candidatando a participar de programas que financiam soluções de parcerias público privadas para seus serviços.

A SUEZ está pronta para esse desafio porque nossa expertise é exatamente essa: trabalhar em parceria com o poder público para levar soluções inovadoras e customizadas relativas a água nos cinco continentes onde operamos. Podemos citar como exemplo Santiago do Chile que tem 100% de abastecimento de água potável de qualidade e a totalidade de seus esgotos domésticos tratados devido à bem sucedida parceria com a SUEZ. Exemplos parecidos ocorrem em Barcelona, Casablanca, Cidade do México, Bayonne, entre outras cidades pelo mundo.

Um dos diferenciais da SUEZ é a nossa flexibilidade para trabalhar com variados tipos de modelos: concessões plenas, parciais, contratos de management de PPP, BOT, BOO, além de ter desenvolvido a metodologia específica (WIKTI) para repassar para nossos parceiros (públicos e privados) todo o conhecimento a respeito da operação.

Esse tipo de entrega do conhecimento se dá por meio de transferência de tecnologia, da capacitação e aprimoramento dos profissionais das companhias parceiras da SUEZ que atuam localmente nos serviços de abastecimento e coleta e tratamento de esgoto. Para garantir que a qualidade do serviço seja permanente, a WIKTI mapeia as qualidades a serem aprimoradas, compartilha as melhores práticas em curso nas áreas de negócio SUEZ e oferece ao contratante uma visão global dos sucessos e fraquezas da companhia.

Essa bagagem nos credencia a estar no topo do ranking dos parceiros de excelência para ajudar o Brasil e outros países latino-americanos a resolver seus problemas de saneamento básico no ano que começa agora. Estamos prontos para dar nossa contribuição para que este país consiga levar bons serviços de água e esgoto para 100% de sua população.

* Gabriel Toffani é engenheiro e CEO da SUEZ América Latina

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »