saneamento basico

Falando sério!!!

Independente da discussão anacrônica sobre o novo marco do saneamento, gostaria de partilhar neste texto 4 “verdades” que precisam ser assumidas e incorporadas ao planejamento estratégico das operadoras de água e esgoto. Isto se quiserem realmente buscar uma melhoria de gestão operacional.

Destaco que estas verdades consideram as tecnologias disruptivas que a sociedade se viu obrigada a adotar neste período de pandemia.

1) 70% do efetivo de uma operadora concentra-se na base da pirâmide ou chão de fábrica. Destes,50% tem baixíssima escolaridade.

2) Poucas operadoras incluem este grupo nos seus planos de educação corporativa e as que fazem raramente empregam uma engenharia pedagógica lúdica, interativa como gamificação e m-learning (smartphone), por exemplo.

3) Treinamentos, sejam presenciais ou digitais, tem que ser customizados às
reais necessidades de cada setor, de cada unidade operacional. Cursos prontos ou standards não funcionam.

4) Expertise em Big Data é fundamental para, através da gestão do volume de dados disponibilizados, apoiar decisões estratégicas sejam operacionais ou mesmo novos modelos de receitas adicionais.

Nós do HYDRUS acreditamos que do improviso inicial às experiências com êxito, as aulas digitais se apresentam como o caminho do futuro da educação.

newton

Newton Lima Azevedo

Colunista Portal Saneamento Básico

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »