saneamento basico

Otimismo cauteloso

Parabéns a todos aqueles que independente da visão ideológica, crença e até time de futebol, discutiram de forma intensa nestes últimos anos a questão da universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil.

Na minha avaliação não estavam discutindo se o setor deveria ter predominância de operadores públicos ou dos privados. Talvez mesmo sem saber debatiam as formas de combater a desigualdade social, as alternativas de geração de emprego e renda e até qual o papel da sociedade para respeitar o meio ambiente.

Na realidade discutiam o VALOR DA VIDA.

Até o Coronavírus “ajudou “acelerando o desfecho desta interminável discussão.

Universalização dos Serviços

Passados os primeiros dias pós aprovação no Congresso, gostaria que todos que acompanharam este debate, tivessem a inteligência emocional para entender que somente JUNTOS conseguiremos gerar 1 milhão de empregos em 5 anos e suportar investimentos de 500 a 700 bilhões de reais até 2033.

Tenho lido nestes últimos dias algumas declarações precipitadas ou dizendo “agora tudo está resolvido…” ou “agora que a universalização não vai andar….”

Vejo qualquer destas opiniões como precipitadas, pois ainda estão contaminadas pelo calor da disputa recém vinda.

Na minha visão de quem já viveu várias vezes este AMANHECER, duas palavras resumem este momento: OTIMISMO CAUTELOSO.

Para avaliar o impacto desta nova lei, precisamos fazer uma autoanálise isenta de corporativismo. A título de colaboração, ouso indicar 5 pontos que no mínimo devem fazer parte desta análise consciente:

1) Considerar no planejamento estratégico as novas modalidades de parceria para o crescimento;

2) Elaborar estratégia de sucessão, considerando para isto a valorização de seus próprios profissionais devidamente capacitados para enfrentar esta nova realidade tecnológica;

3) Buscar eficiência operacional;

4) Implantar um sistema de governança transparente que permita o monitoramento das metas contratuais para o Conselho Diretor, órgãos reguladores, poder concedente e a sociedade;

5) Redesenhar a relação com a sociedade a quem prestamos nossos serviços.

Somente após esta autoanálise poderemos afirmar se realmente teremos um novo amanhecer. Não esperem mudanças imediatas pois além das questões operacionais acima citadas, temos variáveis incontroláveis no mundo político e no humor do mercado financeiro.

newton

Newton Lima Azevedo

Colunista Portal Saneamento Básico

Últimas Notícias: