saneamento basico

Planejamento para Joinville e região

Por: Alodir Alves de Cristo
Fazendo uma retrospectiva histórica, a Câmara de Vereadores realizou, em parceria com o jornal “A Notícia”, em 2009, o Fórum de Planejamento Urbano de Uso e Ocupação do Solo de Joinville e Região, e em 2010, seminários sobre lixo, água e esgoto. Esses eventos foram organizados para chamar a atenção da comunidade e lideranças políticas para a importância de se ter um planejamento para a nossa cidade e região em relação à organização do uso e da ocupação do solo, estabelecendo-se metas e regras, como também a importância em relação ao planejamento e aos investimentos na infraestrutura, visando à qualidade de vida para a população.

Os problemas que estão acontecendo na nossa cidade e região em relação à falta de infraestrutura e ordenamento territorial foram amplamente discutidos nestes eventos, e soluções foram apontadas. É urgente a necessidade de pensarmos sobre a mobilidade, as ocupações com regras claras e definidas, a instalação de água e o esgoto devidamente tratado. A nossa região, uma das mais promissoras de Santa Catarina e a que mais arrecada, está à mercê em relação a investimentos em infraestrutura. O pior ainda é a falta de infraestrutura em questões básicas, como água e esgoto, essenciais para a qualidade de vida da população.

Joinville melhorou, pelo menos não está faltando água após a municipalização. No sistema de tratamento de esgoto, precisamos avançar muito. É de se lamentar. Segundo a ONG Trata Brasil, a nossa região tem um dos piores índices de coleta e tratamento de esgoto do País. As autoridades também precisam orientar a população em relação à água que é usada da fonte, pois esta necessita ser devolvida à natureza com qualidade. Também é necessária uma maior efetividade das autoridades em relação à ligação e ao tratamento da rede de esgoto.

Constata-se que na região próxima a Joinville, conforme acontecimentos recentes, planejamento e investimento na infraestrutura se fazem urgentes se quisermos um desenvolvimento sustentável, baseados nos conceitos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Temos que priorizar a qualidade de vida das pessoas e o bem-estar delas, e isso somente conseguiremos se tivermos sensibilidade da população e lideranças que priorizem uma vida sustentável, em que o mais importante seja o bem-estar das pessoas e sua valorização.

Fonte: Comunidade
Veja mais: http://wp.clicrbs.com.br/comunidade/2014/01/07/planejamento-para-joinville-e-regiao/?topo=84,2,18,,,77

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »