saneamento basico

Quando estaremos juntos?

“A análise da evolução do setor de saneamento no Brasil e a comparação com outros países e segmentos da infraestrutura revelam a fragilidade institucional do setor. Em particular o Governo Federal e a maioria dos governos estaduais e municipais, não tem estratégia para enfrentar os graves problemas da falta de saneamento. O nível de desenvolvimento e competitividade do setor é um dos mais atrasados da infraestrutura nacional

Quem está lendo esta reflexão pode pensar que esta análise exposta foi resultado deste período de pandemia. Acreditem, este texto foi escrito no ano de 2013 e infelizmente nada mudou nestes últimos 8 anos. No estudo feito em 2013, também foram analisados casos de experiências internacionais de associações empresariais que tiveram papel central na formulação e implementação de políticas públicas e na organização social moderna. A chave do sucesso destas representações institucionais baseia-se em 3 pontos:

– Convergência de propostas

– Gestão profissional

– Elevado padrão de governança

Trazendo esta análise de 2013 para os nossos pandêmicos dias, podemos afirmar que a fragilidade do setor é culpa do próprio setor. A ausência de um canal de diálogo com os governos e sociedade decorre da nossa própria indecisão em propor caminhos claros para atingir a universalização dos serviços de água e esgoto.

Todos concordam que é preciso melhorar a qualidade de vida, diminuir a desigualdade social, usar novas tecnologias, abraçar a transformação digital etc.

A grande questão é COMO?

A resposta é JUNTOS!

Deixemos de acreditar nos apoios oportunistas de parte da classe política, nas visões daqueles que não querem mudanças para manter as suas posições de conforto e próprios interesses.

Estejam certos de que este movimento “JUNTOS “começa a ganhar corpo entre associações, portais de informação e inteligência do setor, novos entrantes e fundos de investimentos.

Estamos cansados de esperar apoio de grupos cuja visão é de manter a sociedade sem forças até para indignar-se.

Nada é impossível quando estamos juntos!!!!!

newton

Newton Lima Azevedo

Colunista Portal Saneamento Básico

Últimas Notícias: