saneamento basico

Sanepar é eleita a melhor do setor de saneamento em 2015

Com muito orgulho, recebi na semana passada em nome do povo do Paraná o prêmio de campeã de 2015 do setor Água e Saneamento do Valor 1000 – concedido pelo jornal Valor Econômico à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O Valor 1000 condecora as empresas que obtiveram o melhor desempenho em 25 setores da economia brasileira. O reconhecimento é concedido após avaliação dos balanços do exercício anterior, publicados pelas empresas.

Esse resultado reflete diretamente na prioridade dada pelo governador Beto Richa aos investimentos em água e em esgoto nas cidades atendidas pela Sanepar. Só no primeiro semestre de 2015, a Sanepar investiu R$ 411,7 milhões em saneamento nos municípios atendidos pela Companhia. Somado ao período de 2011 a 2014, os investimentos ultrapassam os R$ 2,9 bilhões. Temos uma política pública de saneamento que é referência nacional. A Sanepar tem obras em mais de 300 municípios, o que garante um dos maiores índices de coleta e tratamento de esgoto do Brasil.

É diretriz do governo Beto Richa fortalecer a Sanepar, empresa pública que leva saneamento de qualidade para garantir saúde, bem-estar social e vida melhor aos paranaenses. E temos uma das menores tarifas do país.

Na classificação geral do setor, neste ano, a Sanepar obteve 57,5 pontos, enquanto a média das 10 primeiras foi de 40,2 pontos, o que comprova a liderança isolada, apesar das adversidades que estamos enfrentando com as crises hídrica e econômica. Estimulada pelo racionamento implantado no abastecimento público em cidades de São Paulo, Minas Gerais e outros, e por fatores como desemprego e aumento do custo de vida, os paranaenses também reduziram o consumo de água tratada, impactando as receitas da Sanepar, que também sofre com os seguidos aumentos de energia elétrica, nosso principal insumo. Sem energia elétrica não é possível produzir água tratada, pois nossos motores que fazem funcionar a captação, tratamento e distribuição são movidos por eletricidade.

Apesar de todos estes cenários negativos, a Sanepar não se abate e continua investindo para manter e ampliar seus serviços em todo o Estado, dentro dos mais rigorosos padrões de excelência. Nossa política de investimentos, apoiada numa gestão para resultados, é alavancada pelo desafio de garantir melhores condições de vida da população paranaense. Por isso, nossa administração não é pontual. Alinhados às politicas e diretrizes de governo estabelecidas pelo governador Beto Richa, trabalhamos com planejamento de longo prazo, projetando um futuro que vai oferecer tranquilidade no abastecimento público e cuidados ambientais, pela prestação eficiente dos serviços de coleta e de tratamento do esgoto doméstico e de gestão dos resíduos sólidos.

Atualmente atendemos 10,8 milhões pessoas com água tratada e mais de 7 milhões com coleta e tratamento de esgoto em 345 municípios do Paraná e um de Santa Catarina.

Citar estes números é fácil, mas chegar a eles exigiu muita dedicação e capacidade técnica dos empregados da Sanepar. Quando assumi a presidência da empresa, em janeiro deste ano, uma das gratas surpresas que tive foi descobrir o grau de profissionalismo e expertise das pessoas que aqui se dedicam há décadas para que tenhamos serviços de qualidade. Quando abrimos a torneira de nossa casa e recebemos água tratada – a qualquer hora do dia ou da noite – ou quando apertamos a descarga, não imaginamos quanto de valor humano e tecnologia estão embarcados nestes processos que satisfazem nossas necessidades básicas. Este é o maior diferencial e patrimônio da Sanepar: os saneparianos. Não importa se chove ou o sol está escaldante, 24 horas por dia trabalhamos para que você, nosso cliente, tenha o melhor serviço de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto e de gestão de resíduos sólidos do Brasil.
Parabéns Paraná por esta conquista!

Mounir Chaowiche é presidente da Sanepar

Últimas Notícias: