saneamento basico

Situação dos Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)

 

Apesar das fortes chuvas das últimas semanas, vemos no quadro abaixo que a situação dos mananciais que abastecem a RMSP, em termos de capacidade, é bastante preocupante.

Merece destaque o fato de termos o nosso maior sistema produtor, o Cantareira, com cerca de 30 % de seu volume operacional ( dados de 27.01.22 ).

No conjunto dos 7 principais sistemas produtores, estamos com apenas 45,9 %. Digo “apenas” por que teremos “apenas” mais 2 meses de chuvas de grande vazão. Depois disso, teremos 7 longos meses de baixa pluviosidade. Quem viveu a crise hídrica de 2014 e 2015, sabe o quanto esses dados preocupam.

Outro ponto importante que podemos extrair desse quadro é a confirmação daquilo que nós, profissionais da área, temos dito : nossos mananciais produtores estão sofrendo as consequências da ação predatória das ocupações irregulares de suas margens. Com isso, os mananciais perdem a qualidade físico-química e microbiológica de suas águas e perdem, também, a sua capacidade de retenção de água.

Estima-se que há mais de 1 milhão de pessoas ocupando irregularmente áreas de mananciais e não vemos nenhuma atitude concreta do Governo de São Paulo e das Prefeituras da RMSP para reverter esse quadro.

Os efeitos desse descaso já são evidentes e serão cada vez mais preocupantes.

Estamos em ano de eleição e esse assunto deve obrigatoriamente entrar na pauta de discussões. Como cidadãos, devemos exigir providências concretas.

Não se trata apenas de discutir o nosso futuro. Esse problema já nos aflige HOJE!

Eduardo Pacheco

Engenheiro Sanitarista e Diretor Técnico do Portal Saneamento Básico e do Portal Tratamento de Água

Últimas Notícias: