saneamento basico
InverGroup anuncia aquisição da EOS Consultores

InverGroup anuncia aquisição da EOS Consultores | EOS Systems

O InverGroup, holding de investimentos, tecnologia e utilities, anuncia a aquisição de 50% da EOS Consultores, empresa especializada em softwares de gestão em saneamento básico. A união expande a atuação da EOS, que, além de sistemas, passará também a oferecer produtos integrados com os medidores (hardware) desenvolvidos pela multinacional. A compra foi considerada estratégica para o grupo, que pretende aumentar o seu faturamento em R$20 milhões com a aquisição.

Holding de investimentos e utilities dá continuidade a seu processo de expansão e faz nova aquisição com a compra da empresa de softwares

A movimentação conclui um acordo que foi iniciado em março de 2021, a partir da parceria entre a empresa e o grupo. De fato, a compra da EOS Consultores foi a 30ª aquisição do InverGroup, como parte de seu processo de expansão por meio de aquisições. Como resultado, o grupo aumentou de 26 para 56 empresas sob seu guarda-chuva desde o início de 2021.

Quanto à atuação, o InverGroup atua nos segmentos de infraestrutura, tecnologia, business to client (B2C), capital de investimento, além de operações ligadas a marketing. Vale ressaltar que a origem do relacionamento com a EOS é anterior à criação da Accell, fundada em junho de 2020, a partir da divisão da Itron na América Latina.

A parceria se estreitou a partir da gestão de Henrique Costa, então diretor latino-americano da Itron, à nova holding, sediada no interior de São Paulo, na cidade de Americana (SP).

“A compra da EOS foi mais um passo importante para a consolidação de nossos planos de crescimento, pois ela irá ampliar nossos negócios e conectar uma cadeia inteira de serviços”, explica Costa, CEO da Accell Solutions e membro conselheiro do grupo.

Portfólio Ampliado e Tecnologia para Reduzir Perdas

A multinacional e as outras empresas do grupo também ampliarão o portfólio e oferecerão ao mercado sistemas de leitura de água, luz e gás, sistemas completos para a gestão comercial de empresas de saneamento e sistemas de gestão dos serviços operacionais e comerciais executados em campo. Além disso, disponibilizarão sistemas de medição automatizada, que a EOS desenvolve desde 1997.

Além disso, a expansão do portfólio otimiza os índices de perdas que ocorrem durante a distribuição de água em diversos locais do território nacional. Atualmente, as companhias perdem pouco mais de um terço de tudo o que produzem durante a distribuição, o que mantém a média brasileira em torno de 38%. Com a otimização de softwares e hardwares com ampla conectividade, é possível reduzir esse desperdício em até 50%.

A tecnologia para tanto, dominada atualmente pela Accell a partir do controle dos medidores, já foi capaz de reduzir a taxa de desperdício em 40% somente na cidade de Americana. Com a integração da cadeia de produção juntamente com os softwares desenvolvidos pela EOS Consultores, a expectativa é que esse controle de perdas seja ainda maior. “A incorporação dos serviços da EOS como parte do InverGroup proporcionará uma gama de serviços inédita e concretiza um sonho de oferecer soluções integradas ao mercado de saneamento, gás e energia. Estamos muito motivados com as possibilidades que surgirão com a sociedade”, explica Marcelo Rangel, diretor comercial e operações da EOS Consultores.

Essa movimentação foi favorecida pelo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro, o qual amplia a realização de licitações para companhias de água e esgoto. Isso ocorre porque a lei permite que empresas privadas tenham mais competitividade, disputando em condições iguais às estatais locais.

Sobre o InverGroup

O grupo, fundado em 1993, reúne 56 empresas e atua nos segmentos de infraestrutura, tecnologia, business to client (B2C), capital de investimento e operações ligadas ao marketing.

Sobre a EOS Consultores

Empresa especializada em desenvolvimento de softwares de gestão de utilities, que atua há 24 anos nos segmentos de Saneamento Básico e Meio Ambiente. Está presente em mais de 220 localidades no Brasil.

Consulte os nossos especialistas:
+55 (67) 3321-2898
[email protected]

Fonte: EOS Systems


Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »