saneamento basico

AL: Novo sistema adutor do Agreste será inaugurado no sábado

O novo sistema adutor do Agreste, que duplica a produção de água para Arapiraca e região, beneficiando 400 mil pessoas, será inaugurado no próximo sábado (9). O novo sistema é composto por uma estação de captação, adutora, reservatórios, elevatória e uma nova estação de tratamento de água (ETA). A solenidade de inauguração será realizada às 9h30 do sábado (9), na estação de tratamento de água do novo sistema adutor, na rodovia AL-115, Km 6,5, em frente ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP) entre o Estado de Alagoas, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e a CAB Águas do Agreste, a obra exigiu investimentos da ordem de R$ 143 milhões.

 

Com esse complexo adutor, que acaba com a crônica falta de água na região, principalmente em Arapiraca, a produção do sistema coletivo do Agreste passará dos atuais 1.500 m³/h (metros cúbicos por hora) para 3.000m³/h. Além do benefício do novo sistema adutor, o contrato de PPP também possibilita a manutenção e modernização das adutoras existentes e dos serviços comerciais que contribuem para a elevação da receita da Casal na região.

 

A adutora, com 57 km de extensão e 700 mm de diâmetro, sai da captação de água bruta às margens do Rio São Francisco, no município de Traipu, para o reservatório-pulmão localizado na Serra dos Manões. Do reservatório, a adutora segue margeando estradas vicinais e rodovias estaduais e leva a água, por gravidade, até Arapiraca, passando por Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa.

 

Além desses municípios, o novo sistema adutor também beneficiará Craíbas, Igaci, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Olho D’Água Grande e Feira Grande.

 

Previsto para ser entregue em setembro, o novo sistema adutor ficou pronto um mês antes graças ao esforço conjunto da Casal e da CAB.

Últimas Notícias:

Copa do Mundo do Saneamento: se o critério de classificação do mundial fossem as condições sanitárias, o Brasil seria eliminado na segunda fase (16 avos de final). O Japão levantaria a taça

Levantamento da ABES- SP compara os índices de saneamento entre todos os países que participam do torneio. O especialista da ABES-SP, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que o estudo é importante, em tempos de celebração do esporte, para evidenciar que ainda há bilhões de pessoas no planeta sem acesso à água e ao saneamento.

Leia mais »
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »