saneamento basico

AM: SAAE Paritins instalará hidrômetros para reduzir inadimplência

A partir do próximo ano, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) passará a instalar hidrômetros nas residências dos consumidores de Parintins. A medida visa melhorar a cobrança da taxa de água para tentar diminuir o índice de inadimplência. A princípio, são construídas 50 caixas de concreto para receber os equipamentos. As instalações se concentram, primeiramente no centro da cidade, uma das áreas com a maior taxa de inadimplência.

“Essa é uma forma de fazer a devida cobrança do consumo de cada usuário”, disse o diretor, Dielson Brelaz. O SAAE possui um cadastro com 19 mil consumidores, com 70% de inadimplentes, um total de 13.300 mil consumidores. Desde quando assumiu a direção da autarquia, Brelaz estabeleceu uma meta para diminuir a inadimplência. Ele pretende chegar ao final do ano com uma faixa de 30% de devedores, algo em torno de 5.700 contas registradas.

“Queremos alcançar os 70% até 2016. Com isso, vamos estar com um SAAE novo, com receitas em dia e geração de água de mais qualidade”, explica. Apesar de não haver reajuste na tarifa de água desde 2011, grande parte dos consumidores paga abaixo do consumido. A meta é igualar todos os débitos de usuários. Até o final do ano, a empresa pretende adquirir em torno de 1000 aparelhos para fazer aferição do consumo de água. A intenção da direção do SAAE é promover a instalação de hidrômetros em todas as residências.

Nos últimos dias, uma equipe realiza visita a hotéis, motéis, pousadas, panificadoras e locais comerciais com fluxo grande de uso de água. Nesses locais, constatou-se alto consumo de água. Em uma das pousadas, havia dez quitinetes onde o proprietário paga apenas uma taxa de R$ 10,12 de consumo. “São muitas casas com essa situação”, enfatiza. No levantamento feito recentemente nos lava jato, constatou-se que o proprietário do estabelecimento utiliza bomba submersa para sugar a água de rede do SAAE e com isso provoca a falta de água das residências próximas.

Área rural
No Projeto de Assentamento Gleba Vila Amazônia, o SAAE realiza mutirões de lavagem de poços e caixas d’água. Até agora foram lavados 12 poços e mais de 20 caixas d’água. Além disso, são revitalizados e em fase de finalização os bombeamentos de São João e Nossa Senhora do Perpetuo Socorro do Laguinho. Os sistemas de abastecimentos dessas comunidades recebem serviço de pintura, mudança da instalação elétrica, instalação de chuveiro e cercado. “A determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é que todas as comunidades recebam um padrão de qualidade”, comenta.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »