saneamento basico

Ampliação a debênture isenta não sai do papel

Quase três meses depois de ter sido anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ampliação dos incentivos fiscais para emissão de debêntures para investimentos nos setores de educação, saúde, hídrico e irrigação e ambiental ainda não saiu do papel.

Com isso, a expectativa dos técnicos da área econômica é que as primeiras emissões de debêntures para essas áreas ocorram somente no próximo ano. Para começar a valer o benefício, é necessária a edição de decreto, que já passou pela parte técnica e espera o aval final da Presidência da República para ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Depois da publicação do decreto, cada ministério do setor envolvido terá ainda que publicar portarias estabelecendo os critérios para que uma empresa enquadre seu projeto como prioritário e, consequentemente, o título seja emitido com isenção de Imposto de Renda.

Atualmente, as debêntures incentivadas podem ser emitidas por empresas para investimentos como transporte, mobilidade urbana, logística, saneamento básico, energia, radiodifusão, irrigação e telecomunicações. Em junho deste ano, Mantega anunciou um pacote de medidas de estímulo ao mercado de capitais, que incluiu a ampliação dos incentivos para debêntures de outros setores.

Entre os benefícios está a alíquota zero de imposto de renda sobre ganhos de capital para o investidor pessoa física nas emissões que financiem projetos considerados prioritários pelo governo federal, definidos caso a caso. Neste ano, a emissão desses papéis caiu 41%, como mostrou matéria publicada pelo Valor ontem. A projeção do governo é que o total captado chegue a R$ 3,6 bilhões neste ano, contra R$ 6,1 bilhões em 2013.

Além disso, atendendo a pedido do mercado, o governo prorrogou por mais cinco anos – de 31 de dezembro de 2015 para o fim de 2020 – o incentivo fiscal dado às debêntures de infraestrutura. A extensão do prazo está prevista na medida provisória nº 651, em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte e Agradecimentos: http://www.valor.com.br/financas/3724588/ampliacao-debenture-isenta-nao-sai-do-papel#ixzz3FVoUI7vS

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »