saneamento basico

Sorocaba anuncia financiamento para área do saneamento

Em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal, o prefeito José Crespo anunciou a pré-seleção de Sorocaba, pelo Ministério das Cidades, para a obtenção de financiamentos visando obras e ações na área do saneamento da cidade, num total de R$ 116,6 milhões, provenientes do programa “Avançar Cidades”, do governo federal.

“Sorocaba tem sido referência pelo trabalho de qualidade em saneamento que desenvolve, e essa pré-seleção do Ministério das Cidades comprova essa condição, pois os financiamentos sempre estão disponíveis, mas para obtê-los é preciso apresentar projetos qualificados e bem embasados tecnicamente, que possibilitem ser selecionados, como os apresentados por nossa cidade”, destacou o prefeito.

De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, “a próxima etapa do processo que vai possibilitar a obtenção dos recursos disponíveis será a apresentação do detalhamento de cada obra e ação a ser desenvolvida e para isso os nossos técnicos e engenheiros estão trabalhando nos projetos”.

Os projetos a serem desenvolvidos e executados foram apresentados em abril deste ano pela autarquia ao “Avançar Cidades”, do Ministério das Cidades, e abrangem dois grupos de ações: ampliação do sistema de esgotamento sanitário (financiamento de R$ 88,3 milhões e contrapartida de R$ 6,4 milhões) e controle e redução de perdas de água tratada no sistema de distribuição (financiamento de R$ 28,3 milhões e contrapartida de R$ 1,7 milhão).

área do saneamento

No item esgotamento sanitário, Sorocaba está pleiteando financiamentos para as obras de ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Pitico e S-2 (ETEs Pitico e S-2); para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e para a implantação de coletores-troncos e redes coletoras de esgoto em seis bairros.

De acordo com o diretor-geral do Saae, “as ETEs Pitico e S-2, por exemplo, entraram em operação em 2009 e 2010, respectivamente, e desde então – logicamente – a cidade cresceu e a carga de esgoto recebida pelas duas unidades aumentou, motivo pelo qual serão necessárias essas obras de ampliação, que refletirão em maior capacidade em volume de esgoto tratado e maior eficiência no processo de tratamento”.

Na ETE S-2, para a ampliação da vazão atual será necessária a implantação de novos sistemas de gradeamento e desarenação e ampliação do sistema de tratamento biológico, com mais três sopradores de ar e dois tanques metálicos circulares para abrigar as bactérias que fazem a “digestão” da carga orgânica e potencializam o tratamento, garantindo a eficiência da unidade pelo processo aeróbio, de alto rendimento.

renovabio

Por sua vez, a ETE Pitico manterá a sua concepção original, mas com a duplicação das atuais unidades de tratamento e substituição das unidades complementares de elevatórias (bombeamento) e de desidratação.

Quanto à ETE Ufscar, o campus da universidade em Sorocaba conta atualmente com fossas sépticas para o seu esgotamento sanitário, “e desta forma se faz necessária a construção de uma Estação de Tratamento, que terá como novidade a implantação de um sistema terciário, que permitirá a reutilização da água resultante do processo”, destaca Ronald Pereira.

área do saneamento

Coletores e redes

De acordo com o pleito da Prefeitura e do Saae, os coletores-troncos projetados serão instalados no córrego Taquarivaí, afluente da margem esquerda do Pirajibu (8,5 quilômetros de tubulações), Éden (2.800 metros) e Habiteto (1.800 metros), além de uma estação elevatória de esgoto (bombeamento) no Jardim Ouro Branco, com emissário e linha de recalque que totalizam 1.920 metros de extensão.

Já as redes de esgoto projetadas serão implantadas nos bairros Jacutinga e Brigadeiro Tobias, totalizando 10.100 metros de tubulações, que levarão o esgoto das duas regiões para as Estações de Tratamento de Esgoto Itanguá e Aparecidinha, respectivamente.

“Após a conclusão das obras propostas neste plano de ação, Sorocaba terá, para as ETEs implantadas e ampliadas, capacidade total de tratamento das vazões e cargas existentes e futuras”, enfatiza o diretor-geral do Saae.

Controle e redução de perdas

O outro item do plano de ação para o qual a Prefeitura e o Saae estão pleiteando os financiamentos do “Avançar Cidades” é o programa de controle e redução de perdas de água tratada no sistema, que entre físicas e aparentes são da ordem de 38%, em Sorocaba.

Para essa ação, o objetivo é investir na instalação de macro medidores e válvulas redutoras de pressão nos diversos bairros e regiões da cidade e na elaboração e execução de projetos visando a setorização da medição do volume de água consumido pela população, além do controle da pressão da água nas redes de distribuição, um dos principais determinantes para a ocorrência de vazamentos e perdas de água.

área do saneamento

As intervenções previstas incluem ainda o isolamento e o fechamento dos setores de distribuição de água da cidade, com a instalação de novos trechos de redes e registros de manobra. Com essas ações, será possível determinar exatamente qual é o volume de água fornecido e consumido em cada setor e concentrar as “varreduras” de detecção de vazamentos não visíveis.

A ação de redução e controle de perdas prevê também a substituição dos hidrômetros que tenham mais de cinco anos de uso; a regularização do consumo de água em áreas ocupadas irregularmente, com a instalação de redes regulares e hidrômetros, com cobrança de tarifa social; a detecção de vazamentos não visíveis; o combate às fraudes e ligações clandestinas e a informatização da gestão de manutenções. Com esse conjunto de ações, a expectativa da autarquia é de que as perdas atuais sejam reduzidas em até 12%.

Participaram também da coletiva de imprensa a vice-prefeita Jaqueline Coutinho e os secretários Eloy Oliveira (Comunicação), Eric Vieira (Gabinete Central) e Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos).

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

área do saneamento

Últimas Notícias:

Se você confunde drenagem com dragagem, você não está sozinho

Se você já viu uma rua alagada após uma chuva forte ou ouviu falar que um porto “perdeu profundidade”, provavelmente está diante de situações que envolvem drenagem ou dragagem. Os dois termos são parecidos, aparecem juntos em conversas sobre infraestrutura e meio ambiente — e é justamente por isso que costumam gerar confusão.

Leia mais »
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »