saneamento basico

Bancos querem juros maiores em empréstimo a distribuidoras

São Paulo/Brasília – Os três maiores bancos privados do Brasil estão interessados em participar de novo empréstimo às distribuidoras de energia, no montante de pelo menos 3,15 bilhões de reais, desde que os custos do financiamento reflitam riscos e prazos maiores, afirmaram três fontes com conhecimento das negociações.

O governo federal pediu a Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil esta semana para permitir que as distribuidoras de energia comecem a pagar os dois empréstimos anteriores, que somam 17,8 bilhões de reais, apenas no final de 2017, em vez deste ano, disseram duas das fontes.

“Tudo é possível, desde que a questão do retorno continue sendo ponto central das discussões”, disse uma das fontes.

Atualmente, os empréstimos estão previstos para começar a serem pagos e repassados às tarifas dos consumidores nos reajustes deste ano. Mas o governo quer reduzir esse impacto nas tarifas e na inflação, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já ter autorizado neste ano uma revisão extraordinária que terá um efeito médio nacional de 23,4 por cento.

Mas, segundo uma fonte do próprio governo, o aumento da carência não foi bem recebido pelos bancos.

O que está na mesa de negociações agora é a ampliação do prazo de pagamento dos empréstimos. O governo propôs aos bancos aumentar o prazo de 2 para 6 anos, e está aberto inclusive a negociar a taxa de juros em troca dessa ampliação.

Uma fonte do governo federal lembra que entre o primeiro e o segundo empréstimo, no ano passado, a taxa de juros já havia sido elevada, de CDI mais 1,9 por cento ao ano na operação de abril, para CDI mais 2,35 por cento ao ano na segunda negociação, em agosto.

“Os juros já subiram do primeiro para o segundo empréstimo. Não seria um problema subir de novo, se houver uma compensação no prazo”, disse a fonte do governo federal.

Os bancos devem apresentar na próxima semana uma nova proposta ao governo federal. Representantes das instituições financeiras e do governo não comentaram o assunto.

Fonte e Agradecimentos: PORTAL EXAME

Últimas Notícias:
Vantagens operacionais do desaguamento com Geobag em comparação a sistemas mecanizados _ SBV Engenharia Ambiental

Vantagens operacionais do desaguamento com Geobag em comparação a sistemas mecanizados | SBV Engenharia Ambiental

O desaguamento de lodos é uma etapa fundamental na gestão de resíduos provenientes de estações de tratamento de água (ETAs), estações de tratamento de esgoto (ETEs), processos industriais, mineração e diversas atividades que geram materiais com elevado teor de umidade. A eficiência dessa operação influencia diretamente os custos de transporte, disposição final, consumo energético e operação das unidades de tratamento.

Leia mais »