saneamento basico

BID apoia melhoria dos serviços de água e saneamento em Belém

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou a aprovação de um empréstimo de US$ 125 milhões ao Brasil em apoio à infraestrutura e reformas para melhorar os serviços de água e saneamento e estender sua cobertura a milhares de pessoas na cidade de Belém, no Pará.
O Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (PROMABEN II) complementa e completa as obras previstas para o PROMABEN I, um programa de múltiplas obras de drenagem urbana, infraestrutura viária, infraestrutura sanitária e sustentabilidade social e institucional.
Esse novo programa inclui a recuperação e/ou construção de sistemas de drenagem, abastecimento de água potável, coleta e disposição final de águas servidas, construção e recuperação de vias de acesso, atividades de educação sanitária e ambiental, regularização da posse do solo, adoção de soluções habitacionais adequadas, controle de doenças tropicais e aumento da capacidade operacional e de gestão das entidades envolvidas no programa e na operação e manutenção das obras.
Entre outros objetivos, espera-se que o programa leve ligação domiciliar de esgotos a 9.500 residências, novas ligações domiciliares de água potável a 3.900 residências e melhoria da qualidade dos serviços a 14.000 residências.
O novo empréstimo foi concedido a uma taxa de juros baseada na LIBOR, com prazo de amortização de 25 anos e com um período de carência de 5,5 anos.
Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »