BNDES alerta que infraestrutura precisa de novas fontes de crédito

O Brasil precisa caminhar duas vezes mais rápido do que o ritmo atual para cumprir as metas de melhorar a infraestrutura logística nos próximos dez anos, e isso inclui maior participação do setor privado, ao mesmo tempo em que os recursos do BNDES serão importantes para tirar os projetos do papel, afirmou o gerente setorial de Transporte e Logística da instituição, Dalmo Marchetti.

Isso não quer dizer, contudo, que a instituição deverá ser a única fonte desses recursos.

“Vamos precisar de novos atores no funding da infraestrutura. Tanto o mercado de capitais quanto o investimento privado e o externo serão parceiros da atuação do BNDES. É um desafio que precisa de equacionamento de recursos e de velocidade durante um prazo longo”, disse.

Marchetti afirmou que o governo precisa criar mecanismos para atrair o capital externo.

“Hoje, o grande tomador de crédito em infraestrutura no BNDES é a iniciativa privada, através de concessão nos setores de energia e transporte”, explicou.

“A partir do momento que a própria participação do setor privado vai ter de aumentar no investimento em infraestrutura, esse papel do BNDES vai ser fortalecido no futuro, no financiamento aos concessionários. Tanto na modernização dos ativos já existentes quanto na construção dos novos ativos de infraestrutura de que o País precisa.”

De acordo com o gerente, as incertezas de empresários não têm afetado a demanda pelo setor de infraestrutura do BNDES, que conta com grande estoque de projetos e busca por crédito.

“Não temos sentido, na área de infraestrutura, redução no nível do investimento. A perspectiva é de manutenção da taxa de crescimento”

Fonte: Agência Estado 14.10.14

Últimas Notícias:
Carta aberta pede revisão mais rigorosa da Resolução CONAMA nº 430

Carta aberta pede revisão mais rigorosa da Resolução CONAMA nº 430

A revisão da Resolução CONAMA nº 430, que estabelece as condições e os padrões para o lançamento de efluentes no Brasil, segue mobilizando especialistas, entidades e organizações da sociedade civil. Considerada um dos principais instrumentos da regulação ambiental brasileira, a norma tem papel decisivo na proteção da qualidade dos corpos hídricos e na definição dos requisitos para o tratamento de efluentes sanitários e industriais.

Leia mais »