saneamento basico

Casan se compromete a recuperar pavimentação em Criciúma

Uma comitiva formada por diretores da Casan, incluindo o diretor presidente Valter José Gallina, e integrantes da Administração Municipal capitaneados pelo prefeito Márcio Búrigo, percorreram áreas de Criciúma, ontem, por onde passaram as obras do esgotamento sanitário realizadas na primeira etapa do projeto e ruas onde os trabalhos da segunda etapa estão sendo feitos. O objetivo era mostrar aos representantes da estatal os problemas com a repavimentação das vias, convencendo-os a estabelecer um convênio com o município para a recuperação total das ruas, e não apenas da faixa sob a qual passa a rede de esgoto.

“Queria que eles viessem e ouvissem as queixas que nós ouvimos todos os dias, para nos ajudar financeiramente a reconstruir as vias e deixá-las com a mesma qualidade de antes da passagem da rede da Casan. Temos uma gestão compartilhada e é preciso que haja também um compromisso da Casan com a repavimentação. Saímos com a garantia de que esse aporte financeiro será feito. Tenho certeza que uma boa resposta virá para Criciúma”, afirmou Márcio Búrigo.

No cargo desde abril, Gallina explicou que nesse período recebeu a visita do prefeito duas vezes, em ambas para tratar do assunto e cobrar providências. “Foi uma cobrança enfática, mas justa. A Casan, com a prefeitura, vai buscar alternativas para melhorar as pavimentações. O que for possível fazer em cima do contrato que já existe, para os casos mais graves, faremos imediatamente. Também vamos estudar medidas a médio prazo, porque novos convênios só poderão ser firmados após o período eleitoral”, lembrou o diretor presidente da estatal.

Segundo ele, a situação encontrada em Criciúma já era esperada, mesmo os problemas verificados nas ruas afetadas na primeira etapa. “O saneamento básico é o item número 1 em qualquer plano de governo, porém uma obra desse tamanho traz transtornos e é comum ter problemas na pavimentação. Deflexões são normais até acontecer a compactação total do solo. Só depois é possível fazer a pavimentação efetiva”, ponderou.

Na visita a Criciúma, Gallina também anunciou a instalação de mais 3 mil metros da rede de esgotamento sanitário, em bairros que estavam previstos na primeira etapa do projeto, mas não puderam ser contemplados. “Em parceria com a prefeitura, vamos montar uma estratégia para executar a pavimentação total neste trecho”, informou. Esses serviços serão executados em áreas como as proximidades do Hospital São José e bairros Pio Corrêa e Michel.

Leia a matéria completa no Jornal da Manhã desta terça-feira. Ouça detalhes no podcast abaixo, na entrevista de João Paulo Messer com o coordenador da Gestão Compartilhada Prefeitura e Casan, Carlos Alberto Barata.

Fonte: Texto: Andréia Limas / Foto: Lucas Sabino / Jornal da Manhã
Últimas Notícias: