Estudo de caso: Sistemas de Centrífugas para Desaguamento

Análises rigorosas mostraram a participação da Centrisys em um dos maiores projetos de atualização de desaguamento no país

Não existe nada maior ou mais relevante do que aquilo que é oferecido por esta empresa na área de atualização de equipamentos para desaguamento.

No meio do Rio East, debaixo da ponte Robert F. Kennedy, está localizada a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Wards Island, a segunda maior entre as 14 estações de tratamento de águas residuais em Nova York, servindo cerca de 1 milhão de pessoas, com uma capacidade média de fl uxo no período de estiagem de 43.000 m3 por hora.

Como parte de uma série de atualizações para melhorar o controle de poluição e a efi ciência do tratamento, o Departamento de Proteção Ambiental (DPA ) da cidade de Nova York, decidiu avaliar as tecnologias disponíveis de centrifugação para desaguamento disponíveis, a fi m de substituir 13 centrífugas existentes em Wards Island, e potencialmente adicionar três novas máquinas .

5 sistemas concorrentes de similar capacidade foram considerados

O DPA( Departamento de Proteção Ambiental) contratou a CDM Smith, uma das principais empresas de consultoria de qualidade da água do mundo, para um estudo de viabilidade, comparando os seguintes modelos:

  • Alfa Laval G2-115;
  • Andritz CP4-1.2 (um desenvolvimento, usando o mesmo equipamento);
  • Andritz D6LX;
  • Westfalia CF 7000;
  • Centrisys CS26-4.

Todos estes modelos são projetos para médio de alimentação ou contra-correntes, usando unidades de frequência variável AC (UFV) para os principais motores de acionamento. Todas as centrífugas avaliadas, com exceção da Centrisys, usavam várias confi gurações de engrenagens acionadoras – caixas de redução planetária de 2 até 4 etapas, ou caixas de redução de engrenagens cicloidais. A centrífuga Centrisys CS 26-4 opera utilizando seu sistema de tração da rosca transportadora padrão – a unidade de acionamento hidráulico da Viscotherm, baseado na tecnologia Rotodiff®, controlado através de uma UFV.

Baseados em critérios objetivos, o sistema da Centrisys foi considerado superior

Usando uma matriz que incorpora uma série de critérios ponderados estabelecidos com o objetivo de buscar o maior valor geral – foram incluídos parâmetros de desenho, instalação, desempenho, manutenção e parâmetros de custos – CDM Smith classifi cou os produtos e fabricantes de acordo com o número total de pontos atingidos. Apesar de apresentar o segundo maior custo de implantação, a centrifuga Centrisys CS 26-4 apareceu no topo da lista devido aos seguintes fatos:

Apesar de apresentar o segundo maior custo de implantação, a centrifuga Centrisys CS 26-4 apareceu no topo da lista devido aos seguintes fatos:

  • Maior volume interno das centrífugas instaladas;
  • Maior capacidade de torque;
  • Menor consumo de energia;
  • Maior número de instalações em todo o mundo, para máquinas deste porte e capacidade;
  • A única centrífuga usando rosca transportadora com acionamento hidráulico avançado, ao invés de caixas de engrenagens;
  • Mínimas modificações estruturais e mecânicas necessárias para a instalação.

O projeto em Wards Island foi aprovado e adquirido, com as primeiras máquinas programadas para serem enviadas na Primavera de 2014.

Especificações de Desaguamento

Vazão– 45-90 M3/h
Força-G – 3000
Torque – 30,000 Nm
Motor Principal – 125 HP
Motor UH Acionamento da Rosca – 25 HP
Ângulo Cônico – 15 graus
Diâmetro da Carcaça– 26”
Comprimento Cilíndrico da Carcaça – 90”

Um olhar mais atento sobre a Centrífuga CS 26-4

O robusto desenho da CS 26-4 apresenta, atualmente, 110 instalações em todo o mundo. A rosca e a carcaça são fundidos ou moldados na centrífuga , em aço inoxidável duplex, a fi m de proteger contra a corrosão e aumentar a resistência à tração. O design côncavo optimiza o comprimento do cilindro e do reservatório para um máximo volume-G. O volume-G da CS 26-4 é igual ou superior aos de centrífugas maiores, com diâmetro da carcaca de 29 polegadas.

A geometria das aletas da rosca possui um desenho sólido, a partir da câmara de alimentação para a área de descarregamento dos sólidos. Este desenho otimiza o armazenamento de sólidos e, portanto, garante uma maior recuperação dos sólidos. O desenho de fl uxo axial no restante da rosca, a partir da câmara de alimentação para a descarga de líquido, maximiza a recuperação de sólidos, bem como a claridade do concentrado. A proteção contra desgaste é fornecida através dos materiais cerâmicos de carbeto de tungstênio em todo o comprimento da rosca.

A rosca transportadora foi desenhada com base no acionamento hidráulico, usando a tecnologia Rotodiff ®. Os sistemas hidráulicos de acionamento tem a mais alta relação torque e peso, proporcionando o mais preciso e versátil controle da velocidade diferencial, a fi m de controlar os sólidos e a capacidade de fl uxo. Desde que a rosca opera independente do motor de acionamento principal, a energia não é perdida nem desperdiçada, resultando em baixo consumo de energia e amplo poder para controlar as fl utuações de alimentação de sólidos. A unidade hidráulica de acionamento da rosca transportadora tem 100 por cento de torque em todas as velocidades, incluindo paralisação. Este é um projeto versátil usado em várias aplicações municipais e industriais.

A CS 26-4 é a única centrífuga de sua categoria de tamanho, para aplicações em água residuais e esgoto que é fabricada nos EUA.

Últimas Notícias: