saneamento basico

Com ajuda de MS, Centro-Oeste avança em índice de saneamento básico

O avanço da rede de tratamento de esgoto em Mato Grosso do Sul contribuiu para que a região Centro-Oeste registrasse avanço no índice de saneamento básico

Mato Grosso do Sul teve aumento de 41,4% para 48,2% no serviço de rede de esgoto.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2017 para 2018, o percentual de domicílios com acesso à rede ou de fossa ligada à rede da região Centro-Oeste aumentou de 52,5% para 55,6%.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (dia 22) na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Mato Grosso do Sul teve aumento de 41,4% para 48,2% no serviço. Em Campo Grande, o percentual variou de 63,7% para 68,7% entre 2017 e 2018.

No Estado, a pesquisa foi em 921 domicílios, sendo 306 mil na Capital. O desempenho do Centro-Oeste no percentual de domicílios com acesso à rede ou de fossa ligada à rede também foi impactado por Mato Grosso, que passou de 29,8% para 34,9%.

Leia também: Mato Grosso precisa investir R$ 17 bilhões em saneamento básico até 2033

Acesso a rede de esgoto

Conforme o levantamento, em todo o País, 66,3% do total de domicílios tinha acesso à rede geral ou fossa ligada à rede para escoamento de esgotos. O maior percentual estava no Sudeste (88,6%) e os menores estavam no Norte (21,8%) e Nordeste (44,6%).

A Pnad Contínua traz dados sobre moradores e domicílios (cobertura e material das paredes, se próprio ou alugado, bens duráveis existentes, presença de banheiro, ligação com rede geral de abastecimento de água, esgoto e energia elétrica e destinação do lixo).

Fonte: Campo Grande News

Últimas Notícias:

Copa do Mundo do Saneamento: se o critério de classificação do mundial fossem as condições sanitárias, o Brasil seria eliminado na segunda fase (16 avos de final). O Japão levantaria a taça

Levantamento da ABES- SP compara os índices de saneamento entre todos os países que participam do torneio. O especialista da ABES-SP, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que o estudo é importante, em tempos de celebração do esporte, para evidenciar que ainda há bilhões de pessoas no planeta sem acesso à água e ao saneamento.

Leia mais »
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »