saneamento basico

Concessionárias de saneamento veem muito potencial para avanço privado

A equipe de governo do presidente interino Michel Temer tem sinalizado que a iniciativa privada é bem-vinda para alavancar os investimentos no setor.

Em evento que reuniu autoridades e investidores, foi mencionada a participação da iniciativa privada como solução para ajudar a garantir o cumprimento do Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico), que já está atrasado.

Segundo o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Alceu Segamarchi Junior, as companhias estatais não têm condições de se endividar mais, enquanto que a iniciativa privada, que poderia ter maior participação nos serviços de saneamento representam apenas 5% dos prestadores de serviços em saneamento básico.

Carlos Henrique da Cruz Lima, diretor da maior empresa privada de saneamento do país, a Águas do Brasil, disse que a iniciativa privada tem muito a oferecer e que falta agora o governo definir o modelo da participação privada, se será PPP, concessão ou privatização.

Para o CEO da Aegea, Hamilton Amadeo, existem capacidades que estão disponíveis e o governo tem condições de ativar esses investimentos através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Com informações do Valor Econômico. Você pode ler a matéria na integra clicando aqui.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »