saneamento basico

Em audiência, Sabesp anuncia obras de Sistema de Esgoto a partir de maio nos distritos

Após mais de 30 anos de espera os dois distritos de Presidente Prudente, Ameliópolis e Floresta do Sul terão 100% de esgoto coletado e tratado com a Rede Coletora de Esgoto em substituição a fosse séptica até então utilizada nas residências. Os serviços começam a partir do mês de maio deste ano e serão concluídos dentro do prazo de 18 meses. O investimento é de R$ 4,5 milhões nos dois distritos. O anúncio foi feito em audiência pública realizada pela Sabesp através do superintendente, Antero Moreira França Junior e o Governo Municipal de Prudente, Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o vice-prefeito Marcos Vinha.

A conquista é fruto da renovação do contrato com a estatal alcançada através do empenho do prefeito Tupã em incluir no contrato o sistema de esgotos nos distritos, como já ocorre em Eneida e Montalvão. No total, 2.700 habitantes serão bneficiados nos dois distritos. A apresentação do projeto em fase que antecede a licitação foi feita em Audiência Pública levada a cada distrito na noite desta sexta-feira (14/02), a começar pelo distrito de Ameliópolis, onde o sistema que beneficiará a população com cerca de 700 habitantes. A licitação ocorre no dia 28 de fevereiro.

A audiência pública realizada na noite desta sexta-feira contou com a participação dos deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente representados pelo presidente da Casa, Valmir da Silva Pinto, além da comunidade do bairro dos líderes da Associação de Moradores de Ameliópolis. O ato foi realizado na Escola Municipal do Distrito.

Em Ameliópolis serão investidos aproximadamente R$ 1,7 milhões em 4.040 metros de Rede Coletora de Esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto, que contempla todas as ruas do distrito. Serão 175 ligações domiciliares de esgoto e 3.842 metros de emissários. A concessão da obra é de 2014 até 2034. Na ocasião, o superintendente da Sabesp destacou que a Rede de Esgoto deve resultar em maior qualidade de vida para os moradores, diminuição da mortalidade, além de aliviar os postos de saúde.

De acordo com o superintendente da Sabesp, será utilizado o sistema de australiano, indicado para países quentes. O sistema utiliza tratamento preliminar, caixa de areia, gradeamento e medidor de vazão. Na Audiência os moradores foram orientados a providenciarem a instalação de um ramal interno que se conectará com o sistema coletor da Sabesp. Os moradores têm até 18 meses para programar a instalação.

“Queríamos dar uma solução para a situação do esgoto em Ameliópolis e Floresta do Sul e hoje esse projeto é uma realidade. É um tabu que quebramos isso demonstra o espírito de união da nossa cidade em agir em benefício da população”, ressaltou o prefeito.

Em relação ao tarifário da Rede de Esgoto foi pontuado que a cobrança na conta de água será feito de acordo com a faixa de consumo. O projeto apresentado pela Sabesp já está aprovado junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Últimas Notícias: