saneamento basico

Estatal chinesa busca parceria para captação de água em Joinville

Uma missão técnica e comercial da estatal chinesa Beijing Enterprises Water Group, ou Águas de Pequim, empresa de alto know how nos serviços de captação, distribuição e tratamento de água, e também no desenvolvimento de projetos de infraestrutura no setor, apresentou à Prefeitura de Joinville, nesta quinta-feira (27), proposta de formação de parcerias no financiamento ou desenvolvimento de projetos.

 

“Vamos examinar as possibilidades, especialmente o custo do financiamento”, avaliou o prefeito Udo Döhler ao determinar ao presidente da Companhia Águas de Joinville Roberto Luiz Carneiro e ao secretário de Desenvolvimento Jalmei Duarte um estreitamento das conversações com os chineses. O prefeito sugeriu o estudo de propostas tanto no campo do financiamento como na pactuação de parceria público- privada (PPP) e concessão.

 

A missão, chefiada por Binbin Qui e Yumin Lu, teve o acompanhamento de um dos diretores do banco de negócios Brasilinvest (São Paulo), Sérgio Aguiar Matos, que está acompanhando os chineses em seus contatos no Brasil. “Joinville é a primeira cidade que visitamos. Amanhã estaremos em Campinas antes de retornarmos para o escritório da Água de Pequim em Nova Iorque”, explicou. A Beijing Enterprises Water Group Limited (BEWG) se apresentou ao prefeito de Joinville como uma estatal chinesa que se especializou nos setores da água e da preservação do ambiente. Nos últimos anos se posicionou como uma das empresas líder no fornecimento de soluções de sistemas integrados para o setor da água através de forte presença e experiência em mercados emergentes como na Malasia e Portugal.

 

O presidente da Águas de Joinville, Roberto Luiz Carneiro, que retornou na quarta-feira de São Paulo, onde participou de seminário sobre o setor, explicou que Joinville tem alguns projetos já elaborados para ampliar o sistema de captação e, especialmente, de tratamento de esgoto. “Temos projetos para as várias regiões, especialmente para a zona sul de Joinville”, explicou.

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »