saneamento basico

Campina Grande e João Pessoa/PB estão entre as melhores cidades do país em saneamento

João Pessoa é a primeira capital do Nordeste e a quarta do país em abastecimento de água e saneamento básico, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), divulgado nesta segunda-feira (18).

O destaque no ranking é pontuado pelos altos índices dos serviços da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que fornece 100% de abastecimento de água e 98% de tratamento de esgotos na capital paraibana.

O resultado de João Pessoa encaixa-se na classificação “em compromisso com a universalização”.

No ranking das capitais, ela aparece com a mesma pontuação que São Paulo (473,05). Campina Grande também é citada com destaque no levantamento.

Tratamento de esgoto e abastecimento de água

A cidade figura em 3º lugar na lista de municípios de grande porte classificados como “em compromisso com a universalização”, com 99,98% de abastecimento de água e 100% de tratamento de esgoto, conferindo uma pontuação maior que muitas capitais do País: 487,49%.

As duas cidades paraibanas estão em evidência nos últimos estudos e levantamentos de saneamento do País, sempre entre os mais bem classificados. Exemplo disso é o resultado do Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, divulgado em abril deste ano.

Nele, João Pessoa apareceu como a capital nordestina mais bem posicionada e Campina Grande como a 2ª cidade mais bem colocada no ranking de cidades do Nordeste – ficando atrás apenas de Vitória da Conquista (BA) – e a 11ª do país.

De acordo com o assessor para Assuntos Regulatórios da Cagepa, Ricardo Benevides, os dados ilustram o trabalho concentrado da empresa em busca da excelência dos serviços.

“A meta é otimizar custos e minimizar as perdas na distribuição, além do investimento prioritário que o Governo do Estado vem fazendo em obras por todo o Estado para garantir a segurança hídrica e concretizar o projeto de universalização do saneamento na Paraíba”, pontuou.

O levantamento da Abes avaliou 1.894 cidades, a partir da base de dados do Sistema Nacional de Informações do Saneamento (SNIS).

Fonte: Paraíba Online

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »