Skip to content
segunda-feira, agosto 15, 2022
Últimas Notícias:
  • Livro Marco Regulatório Do Saneamento Básico
  • Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)
  • Guaramirim/SC prepara concessão dos serviços de água e esgoto para os próximos 35 anos
  • Aegea e Aterpa interessadas em PPPs do saneamento básico no Ceará
  • Cambé/PR realiza consulta pública sobre saneamento básico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Ministra acusa Sabesp de investir menos que o preciso para evitar crise

  • Investimentos
  • julho 28, 2014

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, acusou nesta terça-feira, 22, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de investir menos do que o necessário para evitar a crise no abastecimento em São Paulo. Ela participou de reunião com sete especialistas na Agência Nacional de Águas (ANA) para avaliar o problema e, ao deixar o encontro, afirmou que saiu “mais preocupada do que entrou”.

Embora tenha evitado politizar o tema para “não contaminar o ambiente politicamente”, já que a tensão hídrica ocorre no principal Estado administrado pelo PSDB, a ministra criticou a companhia. “A ANA detalhou os investimentos necessários para cada município. São Paulo pegou isso, fez o plano estratégico da macrometrópole e tem todos os investimentos desenhados. Agora, a leitura é de que os investimentos feitos se revelaram insuficientes, segundo alguns especialistas, para fazer frente à crise”, afirmou.

O tom usado por Izabella foi diferente do mês passado, quando ela disse que o governo federal estava “colocado” ao lado da administração paulista. Agora, segundo a ministra, os especialistas foram unânimes em afirmar que a Sabesp demorou para iniciar aportes na infraestrutura de abastecimento. “Os investimentos podiam ter sido feitos desde 2004”, disse.

O governo trabalha agora com o argumento de que faltou ao governo paulista informar com mais clareza a gravidade da falta de água em São Paulo. “A ênfase da gravidade não foi apresentada ainda para as pessoas”, disse o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu.

Sem El Niño. Os especialistas fizeram uma previsão pessimista em relação à possibilidade de chuvas a partir de outubro no Sistema Cantareira. “Não está assegurado que havendo o El Niño no País haverá chuvas. Não há uma correlação de que o El Niño traz chuvas. Ele poderá acentuar ou trazer um terceiro ano de seca no País”, indicou.

O grupo reunido na ANA discutiu como medida preventiva a cobrança de uma conta de água mais cara para quem aumentar o consumo, a chamada “tarifa progressiva”. “O acréscimo de consumo deve ter também um acréscimo no valor da conta”, sugeriu o diretor-presidente da ANA. Na semana passada, o governo paulista descartou cobrança de multa.

Procurada pelo Estado, a Sabesp informou, em nota, que o abastecimento está garantido até março de 2015, mas não respondeu diretamente às críticas da ministra. Segundo a empresa, a seca que esvaziou o Cantareira é “a maior crise hídrica em 84 anos”. O sistema tem capacidade para 400 bilhões de litros, mas está com 182 bilhões. A Sabesp disse que, caso haja o prolongamento da seca, outros 100 bilhões poderão ser usados. “É errado dizer que o Cantareira tem apenas 18% da capacidade para atender a população. Se necessário, a outra parte da reserva técnica pode ser acionada.”

A estatal afirma que está adotando ações para evitar a falta de água e que investiu R$ 9,3 bilhões entre 1995 e 2013 “em medidas para aumentar a segurança do abastecimento”.

Matéria originamente publicada no jornal O Estado de S. Paulo

AnteriorAnteriorPlano de Combate as perdas será implantado pelo PCJ
PróximoSabesp deve começar racionamento de água em SP, diz Ministério PúblicoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)

1 min de leitura

O objetivo desta pesquisa é analisar informações recentes sobre o uso de isotermas de adsorção, ensaios em isótopos de C 13e deutério, cromatografia gasosa e modelagem de permeabilidade.

As águas subterrâneas

1 min de leitura

Este projeto representa a realização de um sonho. As águas subterrâneas sempre estiveram no meu caminho, mesmo antes de que eu as conhecesse.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

logo-netzsch
Penetron
suez
bf-dias
aquamec
paques-logo-home.jpg
Conaut
DENORA
Superbac
logo-bioproj
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.