saneamento basico

Seis municípios de Alagoas recebem plano de saneamento básico

Feliz Deserto, Santana do Ipanema, Penedo, Piaçabuçu e Major Izidoro são contemplados com documento, que deve ser aprovado pelos Legislativos

Seis municípios de Alagoas receberam, na manhã desta segunda-feira (10), planos municipais de saneamento básico, entregues pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Os documentos foram entregues a gestores dos municípios de Feliz Deserto, Santana do Ipanema, Penedo, Piaçabuçu e Major Izidoro.

Como o CBHSF atua em todos os estados banhados pelo São Francisco, o plano, elaborado pela empresa vencedora da licitação, Premier Engenharia e Consultoria, também foi entregue para o município sergipano de Pacatuba.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do comitê, com o documento em mãos, o prefeito de cada localidade deverá encaminhar o material para apreciação em suas respectivas câmaras municipais, para que seja transformado em lei. Com a legislação aprovada, o gestor municipal poderá busca os recursos necessários para a implantação do saneamento em seu município.

Planos de saneamento

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou que o documento não pertence ao comitê, mas a sociedade. “O Comitê da Bacia do São Francisco é um dos maiores financiadores de planos de saneamento, posso afirmar, do Brasil. Temos investido firmemente para reduzir ao mínimo possível, na tentativa até mesmo de acabar com o lançamento de esgotos in naturano Rio São Francisco. Nosso objetivo é que esse rio transfronteiriço, de riqueza e diversidade que encanta a todos, seja respeitado e que receba maior quantidade de água, com qualidade”, assegurou Miranda.

Para que o município seja contemplado com o plano de saneamento, segundo o CBHSF, é necessária a manifestação dos gestores públicos. “Esse tem sido nosso comportamento desde o Alto São Francisco, até a nossa região do Baixo e todos os prefeitos que se manifestaram estão de parabéns, pois demonstram a preocupação com seus munícipes e o respeito ao nosso Velho Chico”, acrescentou Anivaldo Miranda.

Na ocasião, a prefeita de Major Izidoro, Santana Mariano, comemorou a inclusão do município no plano, considerando que o cenário é de saúde pública. Para ela, é preciso que a cidade esteja preparada para receber recursos do governo Federal.
“É uma obra cara e de fundamental importância, pois se trata de saúde pública. Nossos municípios é um dos primeiros a ser beneficiados, e estou feliz por isso. Uma região que tem suas necessidades, pois não há locais saneados. Ou seja, trata-se de um projeto muito bem-vindo”, externou a prefeita.

Investimentos

Também presente, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, comemorou a liberação do plano, pontuando que o município já aguarda a liberação de R$ 1,5 milhão para as obras de saneamento. Ele destaca que os planos fazem parte do projeto maior de revitalização do Rio São Francisco, o que inclui recuperação de nascentes e de mata ciliar.
A reportagem também conversou com a técnica ambiental Karine Pimentel, que veio da cidade de Craíbas, em busca de mais informações sobre o saneamento básico para a localidade. O município também faz parte da bacia hidrográfica do São Francisco e, atualmente conta com um plano, mas que contempla apenas duas diretrizes, que são água e esgotamento.
“A nova lei ambiental exige dos municípios cinco diretrizes, que incluem água, saneamento, manejo de resíduos sólidos, drenagem e limpeza urbana. Por isso, estou aqui, para buscar informações para atualização do plano de Craíbas”, declarou.
Em Alagoas, 50 municípios fazem parte da bacia hidrográfica do Velho Chico.

Fonte: Gazeta Web

Últimas Notícias: