saneamento basico

O BID aprova empréstimo por US$ 410 milhões para obras de saneamento da bacia do Rio Reconquista

ARGENTINA – Para as obras de saneamento da bacia do Rio Reconquista, o empréstimo do BID é de 230 milhões de dólares, com um prazo de pagamento de 24 anos e 6 anos e meio de graça, com uma taxa de juros baseada em Libor e uma contrapartida local de 57,5 milhões de dólares.

Por sua vez, o empréstimo de 150 milhões de dólares será para financiar a gestão de resíduos sólidos urbanos em diferentes pontos do país e também terá 24 anos de prazo, com 5 anos e meio de graça, juros baseados em Libor e contrapartida de 37,5 milhões de dólares.

O empréstimo de apoio ao Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Reconquista abrange um plano de gestão que beneficiará 3,1 milhões de habitantes e prioriza investimentos para aumentar a cobertura de água potável, esgotos e tratamento de águas residuais.

O BID afirmou que um dos empréstimos servirá para melhorar a gestão integrada dos resíduos sólidos, a conectividade e acesso para bairros periféricos, e para fortalecer a gestão operacional do Comitê da Bacia do Rio Reconquista, mediante o desenvolvimento de instrumentos de gestão.

Assim, o BID totaliza 790 milhões de dólares em empréstimos para a Argentina neste ano, os quais também são voltados ao desenvolvimento tecnológico de Mendoza, a melhoria da competitividade das economias regionais e a segurança viária e a mobilidade urbana da zona metropolitana da Capital Federal.

Últimas Notícias: