Empresa utilizou tecnologia Shield no projeto que vai retirar 700 L/s de esgoto da Baía de Guanabara e beneficiar 163 mil habitantes
A Passarelli concluiu a primeira etapa das obras de implantação do Coletor Tronco Cidade Nova, uma obra do PSAM – Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara -, que foi entregue na quarta-feira, dia 03/04, à população pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.
Utilizando o Método Não Destrutivo (MND), a Passarelli contou com os equipamentos Shields, nos diâmetros de 1.000mm e 1.500mm, para escavar em solo e em rocha, e instalar o Coletor Tronco na região central do Rio de Janeiro, minimizando consideravelmente o impacto no trânsito local. “Foram abertos 26 poços de serviços ao longo das duas retas traçadas para que o Coletor Tronco se interligasse a rede de esgotos existente e levasse os dejetos até a ETE Alegria, com o mínimo de interferência nas vias de acesso ao local”, conta Vlamir Petrelli, superintendente da Passarelli.
Criado para despoluir e recuperar ambientalmente um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil, o projeto do Coletor Tronco Cidade Nova representa um investimento de R$ 81 milhões, e permitirá redirecionar, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alegria ( foto abaixo ), 700 litros de esgoto por segundo provenientes da região central do Rio de Janeiro, e que antes iam diretamente para o Canal do Mangue, que deságua na Baía de Guanabara.
Esgoto tratado
O trecho já entregue, com 3,8 km de extensão, é parte do total de 4,1 km do Coletor Tronco Cidade Nova, que aumentará o volume de esgotos tratados da ETE Alegria em 23%. Nesta primeira etapa, entregue à população em 03 de abril, estão sendo captados e conduzidos para a ETE Alegria 350 litros por segundo de esgoto. Após a conclusão da segunda etapa da obra do PSAM, serão captados e conduzidos mais 350 litros por segundo, totalizando 700 litros por segundo de esgoto, beneficiando 163 mil habitantes de seis bairros da região central do Rio de Janeiro: Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estádio e Santa Tereza.
A entrega do primeiro trecho da obra ocorreu em evento realizado com a presença do governador do estado fluminense, Wilson Witzel; da secretária de Ambiente e Sustentabilidade do Rio, Ana Lucia Santoro, do presidente da Cedae, Hélio Cabral, do diretor-presidente da Passarelli, Paulo Bittar, e representantes de municípios que contornam a Baía de Guanabara.
Outro diferencial da obra realizada pela Passarelli foi a implementação de uma solução de reaproveitamento de água e remanejamento de terra da escavação do túnel pelo Shield, pioneira no Brasil em obras de saneamento. “Esta solução, chamada de Bolsões Geotexteis, garantiu uma economia de 85% do volume no consumo de água originalmente previsto para a obra e reteve mais de 60% do volume de resíduos que seria descartado”, acrescenta Petrelli.
Sobre a Passarelli
Fundada em 1932, a Passarelli provê soluções completas em Engenharia por meio dos serviços e produtos oferecidos pelas suas empresas : HBSP, locadora de equipamentos e shields; IouTility, focada no segmento de Internet das Coisas (IoTs) com recursos de alta tecnologia para o mercado B2B, e a Construtora Passarelli, que atua em projetos de infraestrutura, negócios imobiliários e industriais, além de investimentos na PEC Energia. Atualmente, a Passarelli desenvolve importantes obras, como o Fortaleza Airport (CE), o Complexo Trimais Places (empreendimento composto por shopping, torre comercial e supermercado em São Paulo) e o Centro de R&D da Stihl (RS), no setor privado. No âmbito público, relevantes obras de saneamento como adutoras, estações de tratamento de água e esgoto foram realizadas em todo o País. No setor imobiliário, a Passarelli já entregou mais de 40 condomínios residenciais, somando acima de 6 mil apartamentos e cerca de 50 unidades comerciais, além de contar com grande experiência em empreendimentos industriais e logísticos. No terceiro setor, a empresa conta, há dez anos, com o Instituto Sylvio Passarelli, atuando em prol do fortalecimento de crianças e jovens por meio do tripé da autonomia, conhecimento e dignidade.