saneamento basico

Praia Grande/SP recebe investimentos de R$ 450 milhões da Sabesp

Entre os investimentos da Sabesp, destaque para o prolongamento de dois emissários submarinos, do Canto do Forte e Tupi, além da implantação de duas estações de pré-condicionamento nesses locais

Praia Grande já está recebendo obras da Sabesp que terão grande impacto na balneabilidade das praias e qualidade de vida de munícipes e também turistas que visitam a Cidade. Os serviços totalizam investimentos de R$ 450 milhões. Entre as ações, destaque para o prolongamento de dois emissários submarinos, do Canto do Forte e Tupi, além da implantação de duas estações de pré-condicionamento (EPC) nesses locais.

Esses trabalhos em desenvolvimento no Município fazem parte da nova fase do Programa Onda Limpa. A iniciativa da Sabesp é considerada como o mais importante projeto de recuperação ambiental da América do Sul, por meio da implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Uma reunião, realizada nessa terça-feira (12), na Prefeitura, debateu as ações. O encontro contou com a participação do prefeito praia-grandense, Alberto Mourão, dos secretários municipais de Obras Públicas, Eloísa Ojea, de Urbanismo, Alexander Ramos, de Planejamento, Nelio Affonso Dell’Artino, além dos representantes da Sabesp, o diretor de Tecnologia, Meio Ambiente e Empreendimentos, Edison Airoldi, do superintendente do Programa Onda Limpa, José Luiz Lorenzi e do diretor de Sistemas Regionais, Ricardo Borsani.

“O investimento de extensão do emissário e duas estações de tratamento melhora balneabilidade e se traduz em qualidade de vida e em atrativo turístico. Importante ressaltar que essas e as demais obras cumprem algumas metas estabelecidas pela Cidade”, analisou o prefeito de Praia Grande.

Projetos e serviços

Durante o encontro, os projetos e serviços foram detalhados. Além dos valores que serão investidos pela Sabesp pelos próximos anos na Cidade, os dados relacionados ao prolongamento dos emissários submarinos do Canto do Forte e Tupi impressionam. Atualmente, ambos contam com 3,3 quilômetros e saltarão para 4 quilômetros de extensão cada. Os serviços terão duração de 3 anos.  “A obra é de alto impacto e sua execução de grande complexidade, já que envolve serviços na parte de mar e terrestre”, comentou o superintendente Regional da Sabesp, José Luiz Lorenzi.

Na prática, quando esses equipamentos estiverem funcionando em sua plenitude, o efluente final, produto depois do tratamento do esgoto, será despejado mar adentro e trará uma sensível melhoria na balneabilidade das praias. “O entorno desses espaços também terá urbanização diferenciada”, adiantou Lorenzi.

A complexidade desta obra é apontada como um diferencial e também desafio. Uma das etapas que chamam mais a atenção de todos é a do afundamento dos tubos no mar. A ação ainda não tem data prevista para ocorrer, mais envolverá diversos profissionais e máquinas também.

Além dos emissários do Canto do Forte e Tupi, Praia Grande também conta com outro equipamento do tipo localizado no Caiçara. Entregue em 2010, a obra fez parte da primeira etapa do Programa Onda Limpa na Cidade e beneficia também outros bairros, como o Mirim, Maracanã, Flórida, Real e Solemar.

Princesa

Mas as novidades não param por aí. Os diretores da Sabesp confirmaram na reunião que o Bairro Princesa também será foco de ações relevantes no sistema. O início dos trabalhos ocorrerá no mês de maio. Entre os serviços, será executada a rede coletora de esgoto desta região do Município. “Esse trabalho também resultará em uma melhora da balneabilidade”, disse o superintendente.

Boqueirão

No encontro também ficou definido que a Sabesp dará continuidade nos trabalhos da substituição da rede coletora de esgoto do Bairro Boqueirão até o Canto do Forte. Em virtude de ter sido executada com material de fibrocimento, que deteriora com o tempo, têm sido registrados constantes desníveis nas ruas. Desta forma, a solução definitiva só é possível com a substituição total da rede, assim como já foi feito nas vias revitalizadas do Centro Expandido Boqueirão, Fase 1.

“Nesta fase, os trabalhos serão da Avenida Paris até o Canto do Forte e da praia até a Avenida Marechal Mallet. Na sequência, a Prefeitura virá efetuando os demais serviços, como a pavimentação. Assim será resolvido um problema crônico de buracos. Vamos melhorar assim o trânsito de veículos e pedestres”, disse o prefeito de Praia Grande.

Fonte: DL

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »