saneamento basico

Prolagos inicia obra de adutora para ampliar oferta de água na Região dos Lagos

A Prolagos iniciou a obra de duplicação da adutora que transporta a água da Estação de Tratamento, em São Vicente de Paulo, em Araruama, para os cinco municípios da área de concessão: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Com a conclusão, prevista para o segundo semestre deste ano, a macro distribuição de água será reforçada em toda a região, beneficiando 400 mil habitantes na baixa temporada e cerca de 1,5 milhão durante o verão. O investimento é de R$ 80 milhões.

A nova adutora terá capacidade para transportar dois mil litros de água por segundo, aumento de mais de 30% da capacidade atual, e terá 42 quilômetros de tubulação fabricada em material reforçado com fibra de vidro (PRFV), garantindo maior resistência e durabilidade.

Para dar celeridade aos trabalhos, a obra será executada em sete áreas simultaneamente e passará pelos municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

prolagos

A obra dará ainda mais segurança ao sistema, aprimorando o abastecimento e distribuição de água em localidades como Rasa, em Armação dos Búzios, Monte Alto e Figueira, em Arraial do Cabo, e Jardim Esperança e Tamoios, em Cabo Frio. “Este é um importante investimento que acompanha o crescimento da nossa região e contribuirá, também, para o abastecimento na alta temporada, quando o consumo aumenta por conta da população flutuante”, comenta Thiago Maziero, diretor executivo da Prolagos.

A construção da nova adutora faz parte do plano de investimentos da Prolagos e é uma das ações que marcam as comemorações pelos 20 anos da empresa, que serão completados em 2018.

Nessas duas décadas, a concessionária mudou a realidade dos municípios da Região dos Lagos, ampliando e construindo duas estações de tratamento, e mais de 2.700 quilômetros (km) de adutoras e redes de distribuição de água. Atualmente a Prolagos atende a 97,12% da população da área urbana, quando assumiu a concessão em 1998 este índice era de 30%.

prolagosprolagos

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »