saneamento basico

R$ 60 milhões serão investidos em obras de Esgotamento Sanitário no AL

Governo de Alagoas, Mistério das Cidades e Caixa Econômica Federal assinaram um convênio que autoriza o início das obras de esgotamento sanitário na parte baixa de Maceió. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (13), no Palácio República dos Palmares.

De acordo com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, os investimentos são de R$ 60 milhões para a execução das obras que vão beneficiar mais de 12 mil pessoas. “É muito importante que haja este trabalho em equipe. A partir do contrato assinado, a obra pode ser iniciada imediatamente, trazendo qualidade de vida para mais de doze mil pessoas. Com celeridade, recuperamos este contrato já existente que estava parado”, disse o ministro Kassab.

O secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Freire, detalhou alguns pontos da obra e falou dos benefícios que os investimentos trarão para Maceió. “São sessenta milhões de reais investidos; 32 km de redes coletoras de esgoto, quatro estações elevatórias,  dezesseis mil ligações prediais.  Ao final desta obra, cinquenta e duas mil pessoas serão atendidas e o Estado terá uma economia de trezentos mil Reais em saúde. Não é uma simples obra. Governo e município estarão construindo qualidade de vida”, destacou o secretário.

O governador Renan Filho garantiu celeridade nas obras e falou dos investimentos para Alagoas. Segundo ele, o Estado tem mais de 26 contratos com o Ministério, destes, 11 são do Governo, em saneamento. “Queria dizer que vamos trabalhar da forma mais célere possível, dentro da legislação e cumprindo os prazos. Já conversei com os secretários para que a obra comece e não seja paralisada. As obras irão ser realizadas no Trapiche, Virgem dos Pobres, Pontal, todos na região baixa de Maceió

Vale do Reginaldo, Salgadinho e Mobilidade Urbana

Ainda durante o encontro, o governador Renan Filho e o ministro Gilberto Kassab falaram sobre outras obras de importância para a Capital, como o projeto integrado de reurbanização do Vale do Reginaldo, que está parado, e projetos futuros.

Sobre as obras no Vale do Reginaldo, o governador afirmou que durante estes primeiros quatro meses a equipe trabalhou para “desatar os nós” existentes. “Nós tínhamos muitas coisas burocráticas pendentes, como desapropriações, por exemplo. Trabalhamos duro e até o final de abril estaremos com tudo organizado para retomar a obra. Além disso, obras de moradias e contenção de encostas já estão garantidas”, declarou o governador.

Renan Filho anunciou ainda que, em reunião antes da solenidade, tratou com o ministro Kassab sobre os projetos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Avenida Fernandes Lima, ligando a Praça do Centenário ao município de Rio Largo e o BRT  (Bus Rapid Transit- sigla em inglês que significa Trânsito Rápido de Ônibus) que passará pela Avenida Menino Marcelo.

O governador anunciou ainda que já garantiu recursos para a elaboração de um projeto de Esgotamento Sanitário do Riacho do Salgadinho e no entorno. “Nós já conseguimos recursos para elaborar o projeto e vamos em busca de conseguir o recurso para a execução da obra”, disse Renan Filho.

 

Fonte: Alagoas 24H

Últimas Notícias: