saneamento basico

R$ 89 mi são destinados para saneamento básico em Barra Mansa

Barra Mansa – Na tarde da próxima sexta-feira, dia 17, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, estarão em Barra Mansa para formalizar o repasse de R$ 89 milhões, do governo federal, para o tratamento de esgoto do município. A informação foi repassada pelo deputado federal, Alexandre Serfiotis, ao prefeito Jonas Marins durante reunião realizada no gabinete do chefe do Executivo nesta segunda-feira.

A liberação dos recursos é fruto de uma parceria entre o prefeito Jonas e o deputado Serfiotis.
– Existia, desde 2013, um processo de solicitação dos recursos tramitando no Ministério das Cidades. Por falta de articulação política, o prazo do processo findou. O prefeito Jonas, em viagem a Brasília, me apresentou a situação e, imediatamente, recorri ao ministro Kassab, que atendeu prontamente a demanda, prorrogando o prazo para dezembro deste ano – explicou Serfiotis.

O deputado lembrou ainda sobre como o investimento vai impactar positivamente na saúde da população.
– Tratar o esgoto sanitário é sinônimo de qualidade de vida e de redução de doenças, como hepatite, cólera e verminoses. Acredito que esse valor é o maior já destinado à Barra Mansa para saneamento básico – disse Serfiotis.
Jonas foi categórico ao afirmar que numa cidade com cerca de 178 mil habitantes, esse tipo de investimento é fundamental para garantir água de qualidade nas torneiras das residências.

– Recentemente, enfrentamos um longo período de estiagem, com dias em que o nível do Rio Paraíba do Sul não nos permitia captar água. Se considerarmos que Barra Mansa e Volta Redonda, juntas, são responsáveis por 60% do esgoto industrial desejado no Rio Paraíba, vamos precisar detalhadamente a importância desse investimento em nosso município – declarou o prefeito.

Ele ainda lembrou que no início da sua gestão apenas 2% do esgoto eram tratados.
– Estamos construindo estações de tratamento de esgoto na Barbará e no Ano Bom. Com esse aporte de verba será possível complementar a rede de esgotamento sanitário de todo lado direito do Rio Paraíba do Sul – disse Jonas.

 

 
Fonte: Diário do Vale

Últimas Notícias: