Sabará inaugura maior usina de biogás de Minas Gerais

Com capacidade de geração de energia suficiente para abastecer uma cidade do porte de Diamantina, foi inaugurada nessa quinta-feira (14), no aterro sanitário de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, a usina de biogás da Asja Brasil.

“É a nossa maior e mais moderna usina no Estado”, destacou o gerente técnico da empresa, o italiano Giuseppe Di Natale.

O investimento total no projeto da Asja, tanto para a fase de produção como para a operação da planta, supera R$ 20 milhões. Há outras duas usinas em Minas Gerais – em Belo Horizonte e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A unidade tem potência instalada de 5, 7 megawatts (MW) e foi planejada e construída pela Asja em parceria com a Macaúbas Meio Ambiente S.A, empresa que pertence à Vital Engenharia Ambiental.

A planta utiliza o biogás produzido pela fermentação anaeróbica dos resíduos no aterro sanitário como combustível para alimentar quatro motores capazes de gerar 46 mil MW-h de energia elétrica por ano.

Além de produzir energia renovável, o gerente ressaltou que a usina evita a emissão de gases poluentes e com mau cheiro na atmosfera.

A estimativa da empresa é que, a cada ano, a unidade evitará a emissão de 380 mil toneladas de CO2, o que equivale à emissão de 180 mil automóveis no período.

Os testes da unidade de Sabará começaram em junho. A energia gerada vai para a rede de distribuição elétrica da Cemig.

O aterro sanitário de Sabará ocupa uma área de cerca de 1 milhão de m². Entrou em operação em novembro de 2005 e recebe resíduos sólidos urbanos de Sabará, de Belo Horizonte e região metropolitana.

Até hoje já foram acumulados no local 12 milhões de m³ de resíduos sólidos urbanos que, fermentando, produzem o biogás – composto por cerca de 60% de metano.

O gás metano causa danos ao meio ambiente, com potencial de provocar aquecimento global 25 vezes maior que o do dióxido de carbono.

O empreendimento tem uma rede de captação no aterro de 110 poços verticais.

Por ser totalmente automatizada, a nova usina de Sabará tem apenas quatro funcionários.

Fonte: Portal Minas.

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento transforma cidades paranaenses

Marco Legal do Saneamento transforma cidades paranaenses

Seis anos atrás, uma mudança na legislação brasileira redefiniu os rumos do saneamento básico no país. Em julho de 2020, a atualização do Marco Legal do Saneamento estabeleceu metas inéditas e desafiadoras: garantir que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.

Leia mais »