saneamento basico

Sabesp investe R$115 milhões em ETE

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Várzea e Campo Limpo Paulista inaugurada em novembro do ano passado proporcionou aos municípios melhor qualidade da água e esgoto.

Com tratamento de até 560 litros de esgoto por segundo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) garante que as cidades não sofram com a falta de água nesse período de estiagem, beneficiando 190 mil pessoas das duas cidades.

Com a instalação da ETE, a Sabesp, que monitora o desenvolvimento da qualidade da água dos rios de 12 municípios da região, encontrou recentemente peixes na altura da cidade de Itupeva, no rio Jundiaí.

Além disso, a empresa descarta o racionamento de água nas cidades monitoradas.
Ja Jundiaí vive tempos de crise à espera de chuva, monitorando diariamente o nível da água, que está cinco metros abaixo do nível considerado normal para a época, segundo a DAE.

Valinhos, cidade vizinha, já inciou campanha para redução do consumo de água já que, segundo a prefeitura, o nível do Rio Atibaia, que recebe água do Sistema Cantareira amanheceu ontem, com 60 centímetros, bem abaixo dos três metros previstos para esta época do ano.

Para evitar o racionamento, que por enquanto está fora de cogitação, a Sabesp pede que a população tome banhos mais curtos, não lave calçadas ou carros com mangueiras, use conscientemente a máquina de lavar roupas, além de deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

A região sofre com a falta de chuvas há quase um mês. Em dezembro, segundo o Consórcio PCJ (Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) houve baixa ocorrência de chuvas desde dezembro passado, reduzindo as vazões dos rios e agravando o problema nesse início de ano.

Fonte: Rede Bom Dia
Veja mais: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/64024/Sabesp+garante+agua+em++em+Varzea+com+estacao

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »