Bairro rural de Engenheiro Taveira, antes isolado e abastecido por dois poços profundos, passa a integrar a rede de abastecimento de Araçatuba, recebendo a água do Tietê.
Cerca de três mil moradores do bairro rural de Engenheiro Taveira, em Araçatuba (SP), já estão recebendo em suas torneiras a água do sistema de abastecimento Tietê.
O novo sistema foi inaugurado pela SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba – no último dia 27 de setembro, com a presença do presidente da empresa, Paulo Roberto de Oliveira, o diretor técnico, Rondinaldo de Lima, o prefeito da cidade, Dilador Borges Damasceno, alunos da EMEB Selma Maria Trevelim de Jesus e moradores do bairro.
Foram construídos seis mil metros de adutora para levar a água da Estação de Tratamento de Água – ETA Tietê, no bairro Ipanema, zona norte da cidade, até o reservatório da SAMAR em Engenheiro Taveira. O investimento para a ampliação do abastecimento e construção de seis poços de inspeção de aproximadamente R$1,5 milhão.
O presidente da SAMAR, Paulo Roberto de Oliveira, disse que o bairro, agora integrado à rede de abastecimento de Araçatuba, passa a receber a mesma água, com a mesma qualidade e atendimento de outros bairros de Araçatuba.
O diretor técnico, Rondinaldo Lima, ressaltou que além de atender os três mil moradores do bairro, a rede está preparada para acompanhar o grande crescimento previsto para a região, onde a população deverá chegar a 10 mil pessoas nos próximos anos.
Dois projetos já aprovados pela Prefeitura de Araçatuba e pela SAMAR preveem a construção de 3,5 mil casas em áreas próximas a Taveira e outros três projetos em fase de análise de viabilidade técnica.
“Os Caça-vazamentos”
Durante a cerimônia de inauguração, 20 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Básico Selma Maria Trevelin de Jesus receberam certificados de participação no Projeto “Os caça-vazamentos”, realizado pela SAMAR em sala de aula no dia 25 de setembro. Os alunos tiveram uma aula teórica sobre a importância de água e também aprenderam a identificar vazamentos em torneiras e descargas de vasos sanitários.
Depois, já como agentes de fiscalização de vazamentos internos, fizeram uma inspeção no pátio e banheiros da escola. Eles foram orientados a fazer as inspeções em casa.
Águas do Tietê garantem o desenvolvimento da região norte
Araçatuba é a primeira cidade não ribeirinha do Estado de São Paulo a captar, tratar e distribuir a água do rio Tietê. A captação é feita a 15 km de distância da cidade. Depois de tratada na ETA Tietê, a água é distribuída para cerca de 80 mil habitantes da região norte da cidade, chegando agora também ao bairro de Engenheiro Taveira. A produção atual da ETA Tietê é de 13 milhões de litros por dia e ela tem capacidade para produzir até 29 milhões de litros por dia.