saneamento basico

São Gonçalo/MG será contemplada com R$ 2 mi para implantação de planos hidroambientais e saneamento rural

O município de São Gonçalo do Rio Abaixo foi contemplado, por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba-MG (CBH-Piracicaba),com R$ 2 milhões para investimento em planos hidroambientais e saneamento rural.

Serão aplicados cerca de R$ 500 mil por ano para a implantação das seguintes ações: Programas de Recomposição de APPs e Nascentes (P52), com vistas a reforçar as matas ciliares, proteger nascentes e áreas de recarga; Controle de Atividades Geradoras de Sedimento (P12), que consiste em oferecer assistência técnica especializada a propriedades rurais de uma microbacia pré-selecionada por ordem de prioridade ambiental, com investimentos em construção de barraginhas, curvas de nível e obras de contenção de erosão; e Expansão do Saneamento Rural (P42), que vai contemplar moradores rurais da microbacia com modernos sistemas de tratamento de esgoto sanitário, melhorando a segurança sanitária e combatendo a poluição no início do sistema de geração de água das bacias.

Como contrapartida, o município se compromete a mobilizar/divulgar o programa juntamente com a Emater, IEF e Codema, sindicatos rurais, cooperativas, associações e outros, visando a adesão do maior número de imóveis rurais. Além de disponibilizar um técnico que ficará responsável por responder e acompanhar o desenvolvimento do programa no município; fornecer documentos e informações necessárias ao acompanhamento e consecução dos Programas; e fazer o levantamento do número estimado de imóveis da microbacia de atuação.

O conselheiro do Comitê de Bacia do Piracicaba e secretário adjunto de Meio Ambiente, Sebastião Romualdo Pereira, que se empenhou para buscar esse recurso para o município, ressalta a importância da implantação de ações que garantem a preservação das microbacias. “Vamos trabalhar incansavelmente para que todos os programas funcionem da melhor maneira possível e, assim, oferecer mais qualidade de vida para os moradores da zona rural de São Gonçalo”, destacou.

São Gonçalo também foi contemplado com recursos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que já está em processo de licitação pela CBH – Rio Piracicaba.

Foto: Alex Ferreira/Diário do Aço
Fonte: DeFato Online

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »