saneamento basico

SC: CASAN autoriza lançamento de edital para implantação do sistema de esgotamento sanitario de ITUPORANGA

Na próxima segunda-feira, dia 08, será realizada em Ituporanga, a solenidade de lançamento do edital para contratação da 1ª etapa das obras de esgotamento sanitário e da estação de tratamento de esgoto de Ituporanga. O diretor-presidente da CASAN, engenheiro Valter Gallina, juntamente com o Prefeito Arno Zimmermann e demais autoridades, assinará no ato o documento de autorização da obra. O evento será realizado a partir de 9h30min, no auditório do Colégio Estadual Aleixo Dellagiustina, localizado na Rua 24 de Setembro, Bairro Santo Antônio.

 

Orçado em R$ 9,9 milhões, o projeto contemplado no Programa de Saneamento de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina tem recursos assegurados no contrato de financiamento firmado com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

Com as obras, 48% do município será coberto por coleta e tratamento de esgoto. O projeto prevê a implantação de 17.694 metros de rede coletora, 2.034 metros de emissário, 882 ligações domiciliares, uma estação elevatória e uma estação de tratamento de esgotos. Mais de 8 mil moradores serão beneficiados.

 

O Prefeito Arno Zimmermann disse que é preciso fazer a cidade continuar crescendo com planejamento e infraestrutura para todos. “Enterrar tubo não dá voto, mas dá qualidade de vida para as pessoas, e é parra isso que fomos eleitos. É uma obra complexa e morosa, porém necessária. Lutamos para isso e estamos felizes com esse que será o maior investimento já realizado em saúde pública no nosso município. Estamos pensando em Ituporanga para os próximos 20 anos”, completou o prefeito.

 

Saneamento em Cidades de Médio Porte

Previsto para as cidades de Braço do Norte, Canoinhas, Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba, Curitibanos, Indaial, Ibirama, Piratuba, Chapecó, Videira, Caçador, Taió, Ituporanga e Otacílio Costa, o Programa de Saneamento de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina vai beneficiar uma população de 330 mil pessoas. Com projetos em fases de elaboração, licitação e licenciamento ambiental as obras estão em andamento em Chapecó, Garopaba e Braço do Norte.

 

Valter Gallina ressalta que o Programa faz parte de um projeto global de expansão da cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário no Estado, prevendo investimentos de mais de um bilhão nos próximos três anos. O planejamento inclui outros programas e financiamentos internacionais já assinados, recursos obtidos junto ao Governo Federal e da própria Companhia. Com os investimentos, a cobertura de esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela CASAN vai passar de 18% para 47% nos próximos três anos

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »