saneamento basico

Suez é contratada para reduzir perda de água tratada na chácara flora

Contrato assinado com a Sabesp prevê pesquisa de vazamento e reparos em 700 km de rede no setor de abastecimento Chácara Flora que tem cerca de 160 mil moradores

Consórcio liderado pela SUEZ Brasil venceu licitação e assina contrato com a Sabesp para reduzir o volume de perdas de água tratada no Setor de Abastecimento de Água Chácara Flora, na Zona Sul de São Paulo, por meio de ações de controle de pressão, de vazamentos e adequação da infraestrutura para melhorar a eficiência operacional do setor.

O trabalho, com duração prevista de 24 meses, compreende a varredura da rede de abastecimento de água para detecção de vazamentos não visíveis, implantação válvulas redutoras de pressão (VRP) com controlador e datalogger de pressão para monitoramento, reparo de vazamentos, troca ramais com problema e substituição de 15 km de rede pelo método não destrutivo.

O grande diferencial é a forma de contratação, chamada de «performance», na qual a contratada é remunerada em função do volume de água recuperado no sistema. A meta na Chácara Flora é recuperar mensalmente 115 mil m³ de água.

A SUEZ tem experiência nesse tipo de contrato com a SABESP, cliente com o qual já assinou sete contratos de controle de perdas, entre eles, no Jardim São Luiz, o maior setor de abastecimento (com 36.412 km² e mais de 700 mil moradores) da companhia, no extremo da Zona Sul da capital paulista, uma das regiões que registrava um dos maiores índices de perdas de água.

JARDIM SÃO LUIZ

Depois de 18 meses de trabalho, a SABESP passou a economizar mais de 1 milhão de m3 de água por mês no Jardim São Luiz, Volume suficiente para abastecer mensalmente 230 mil pessoas. O resultado ultrapassou largamente a meta (economia de 680.035 m3 de água por mês) estabelecida pela companhia estadual.

Em 2013, a Sabesp contratou o Consórcio RE São Luiz para realizar estudos e distribuir de forma mais produtiva a quantidade de água do Setor de Abastecimento Jardim São Luiz. Os estudos permitiram levantar várias ações para reduzir as perdas. Em termos técnicos, foram implantadas diversas melhorias no sistema, entre elas, a construção de um reservatório com capacidade para armazenar 15 mil m³, a instalação de 5 km de adutora em aço de ø 800 mm, a gestão de pressão nas redes com a implantação de um novo booster, a detecção e reparo de vazamentos não-visíveis, além do reparo e troca de ramais.

AÇÕES SOCIAIS

O setor São Luís é uma região populosa, com comunidades carentes que contavam com serviço de abastecimento de água irregular, com equipamentos antigos e muitas ligações clandestinas. Os estudos mostraram que para alcançar o objetivo da SABESP não seria suficiente apenas as providências técnicas. Era necessária uma abordagem mais ampla, envolvendo a população local. O trabalho foi para prepará-la para as mudanças que viriam e torná-la coautora dessa nova realidade por meio da sensibilização da comunidade em relação ao uso racional da água.

Além de pesquisas sobre os hábitos de consumo da água, o trabalho de engajamento incluiu a participação em eventos da comunidade, o diálogo com moradores para permitirem vistorias nas instalações internas e conscientização para uso racional da água.

Educadores foram treinados para levar a seus alunos, dentro da sala de aula, o conhecimento sobre o ciclo da natureza a e necessidade de combater o desperdício de água como condição de sobrevivência das futuras gerações.

REDUÇÃO DO VOLUME DE ÁGUA DISTRIBUÍDA

suez-2REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUAS NO SISTEMA

suez-3

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »