saneamento basico

VG terá R$ 2 milhões para investimentos em infraestrutura

Várzea Grande terá R$ 2 milhões para investimentos em obras de infraestrutura. As cifras chegam por meio da emenda parlamentar do senador Jayme Campos.

O recurso já está empenhado, o que significa que o montante está na Caixa Econômica Federal (CEF) à disposição do Município, cabendo o cumprimento do rito que é a apresentação do projeto, a licitação e a concessão da ordem de serviço pela prefeitura.

De acordo com o prefeito, os R$ 2 milhões serão aplicados especialmente em pavimentação asfáltica de vários bairros na cidade, com atenção aos mais periféricos. “Com a credibilidade resgatada junto aos órgãos de controle e agente financiadores temos acesso imediato esta emenda e já em 2014 estaremos aplicando esses R$ 2 milhões. Agradeço ao senador Jayme Campos por ter direcionado esses recursos para nossa cidade, juntamente com a ajuda do deputado federal (DEM/MT), Júlio Campos”.

O prefeito reforçou que as demandas, especialmente, em infraestrutura continuam sendo grandes na cidade e que forma de projetos à bancada mato-grossense em Brasília, composta por três senadores e oito deputados federais. “Vamos pleitear novas oportunidades como esta porque como todos sabem, pegamos uma cidade à beira do caos político, financeiro e administrativo. Os recursos próprios não são muitos e por isso na maior parte das vezes insuficientes para atender demandas. O foco da nossa gestão é proporcionar qualidade de vida aos várzea-grandenses”.

O senador e o deputado federal se comprometeram a enviar mais emendas para Várzea Grande, em 2014. “Várzea Grande está muito sofrida e sabemos que os recursos próprios serão insuficientes”, apontou Júlio Campos. O deputado antecipou parte de uma conversa com o prefeito Walace de que os próximos recursos, sejam de bancada ou de emendas próprias, terão como foco em saúde. “Entre eles estão orçados cerca de R$ 1,5 milhão para UTI´s no Pronto Socorro e outras cifras para duplicação da Avenida Filinto Müller e uma praça no bairro Ipase, próxima à Ciretran.

Jayme lembrou que em no ano passado ofertou emendas no valor de R$ 6 milhões, recursos também empenhados, mas que infelizmente foram perdidos porque a prefeitura estava inadimplente sob o ponto de vista fiscal e com graves problemas de gestão.

Reafirmação – o prefeito Walace Guimarães lembrou que neste primeiro ano de gestão foi necessário realizar um trabalho estrutural dentro da administração pública, o maior deles foi o de resgate da credibilidade da cidade. “Nesses últimos meses estamos colhendo os frutos do nosso empenho. No início do mês assinamos um termo de compromisso com a Caixa Econômica Federal para ampliação do sistema de abastecimento de água. Um projeto orçado em R$ 85 milhões que tem como fonte o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e II), sendo R$ 30 milhões do PAC I, R$ 17 milhões do PAC II e a contribuição municipal no valor de R$ 3,6 milhões nesse total, dessa primeira etapa”.

Neste final de semana, em visita ao Estado, o ministro da Cidades, Aguinaldo Ribeiro, reafirmou que Várzea Grande tem garantidos R$ 330 milhões para investimentos em infraestrutura.

Fonte: Midia News
Veja mais: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=182671

Últimas Notícias:
Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

O acesso ao saneamento básico adequado pode impactar diretamente a renda, a saúde e a qualidade de vida da população. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil. Moradores de regiões com acesso à água tratada e coleta de esgoto podem alcançar renda até duas vezes maior do que aqueles que vivem em áreas sem infraestrutura sanitária.

Leia mais »
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »