saneamento basico

Volta Redonda/RJ ganhará Estação de Tratamento de Esgoto

 15 mil moradores serão beneficiados com estação de tratamento de esgoto

Um convênio, existente desde 2008, em parceria do Estado com o Município beneficiará agora moradores do bairro Três Poços e Água Limpa. Na tarde desta terça-feira, dia 29, o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Omar Kirchmeyer, esteve em Volta Redonda, para conhecer as obras realizadas pelo convênio e mostrar os benefícios que as próximas construções trarão para o município.

O objetivo de firmar esse convênio é para realizar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Três Poços, onde serão beneficiados aproximadamente 15 mil moradores locais e do bairro Água Limpa. Estiveram presentes no encontro, além do subsecretário, representantes do Fecam, Edilaine e Fernando Mascarenhas, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Geraldo Santos, o Zeca, e os secretários municipais de Meio Ambiente, Maurício Ruiz; e de Governo, Claro Mariano.

Segundo o Diretor do Saae, José Geraldo Santos, o convênio está em vigor e utiliza recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental – FECAM. “Com essa construção estaremos ampliando a rede de esgoto do município. Esse é um compromisso do Prefeito Samuca Silva, com a rede de esgoto da cidade. Além disso, a orientação para o SAAE é de que não tenha ninguém em Volta Redonda sem água tratada”, contou Zeca. Serão repassados pelo convênio quase R$ 9 milhões para investimentos na ETE e finalizações de outras redes necessárias no município. “Uma obra rápida, e que trará bons resultados”, completou.

Desenvolvimento da cidade

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, disse que essa é uma boa parceria, pois estará aumentando a arrecadação do município do ICMs Verde, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade.

– A situação da cidade atualmente é muito boa. Fomos a cidade que mais gerou emprego em 2018, a segunda do estado no ranking de transparência, temos diversos investimentos diários na infraestrutura de Volta Redonda, além de receber um pólo metal mecânico que se instalará no município em breve – destacou Maurício.

O subsecretário estadual de Meio Ambiente disse que está aproveitando esse início de ano para conhecer as obras e as cidades que possuem convênios. “Nossa ideia é fazer uma aproximação e concluir as obras que estão em andamento. Tentando construir novos convênios, novas frentes de trabalho na área de saneamento, de resíduos, de esgotamentos sanitários e tudo que for da política de saneamento do estado. Ajudando e viabilizando novos projetos. A idéia do governador e da secretária é de desatar os nós e dar fluxo aos processos, ajudando os municípios em suas demandas”, frisou Omar.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, essa é mais uma conquista para a cidade, principalmente por abranger uma grande área do município. “Só conseguimos essa conquista através de diálogo com o novo governo do estado. Sempre avançando com diálogo e eficiência para desatar os nós que atrapalhavam nossa cidade. Essa ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) vai beneficiar muitos moradores e proporcionar benefícios aos munícipes”, enfatizou o prefeito. Além da reunião, todos fizeram uma visita na ETE da Vila Santa Cecília, na elevatória do Conforto e visitaram o bairro três poços, onde será construída a nova estação.

Fonte: Diário do Vale

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »