saneamento basico
São Paulo Avaliação Saneamento

Luana Siewert Pretto assume Presidência Executiva do Instituto Trata Brasil

 

Imagem Ilustrativa

 

Diante do novo desafio, a nova presidente ressalta a importância de unir forças em prol do saneamento básico no país

 

A partir dessa segunda-feira (14), Luana Siewert Pretto assume a Presidência Executiva do Instituto Trata Brasil (ITB), posição que antes era ocupada por Édison Carlos que ficou à frente do Instituto durante 11 anos. Formada em Engenharia Civil, a executiva já atuou em diversas frentes do saneamento básico.

 

 

No terceiro setor, desde 2021, Luana Pretto atuou como Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na ASFAMAS (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento). Mas antes, a executiva trabalhou como Diretora na Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Joinville (SC), esteve como engenheira concursada na CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), e foi Diretora Técnica e Presidente na Companhia de Saneamento Básico Águas de Joinville, onde teve a oportunidade de entender os desafios de uma concessionária na implementação do saneamento básico.

Édison Carlos, ex-presidente Executivo do Instituto (2010-2021) parabenizou e deu boas-vindas à Luana. “É um orgulho ter uma profissional desse calibre chefiando o Instituto e contribuindo para que o ITB seja ainda maior e mais representativo na defesa do acesso universal ao saneamento básico”.

Gustavo Siqueira, Presidente do Conselho do Instituto Trata Brasil, também deixou a sua mensagem de boas-vindas para a nova executiva do Trata Brasil: “Não tenho dúvidas de que a Luana perpetuará e continuará o belo trabalho realizado no Trata Brasil nos últimos anos em prol da universalização do saneamento brasileiro”.

Diante do cenário desafiador em que o Brasil se encontra, em que ainda quase 35 milhões de pessoas não são abastecidas com água tratada, aproximadamente 100 milhões continuam sem os serviços de coleta de esgoto, e somente 50% do volume de esgotos gerados no país são tratados, Luana assume o cargo de Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil com o propósito de transformar a realidade de vida das pessoas por meio do saneamento básico.

Junto ao ITB, a nova presidente enxerga a união de esforços com os mais diferentes atores como uma forma de gerar melhorias efetivas para o saneamento, impactando positivamente a saúde da população, a qualidade de vida, a educação, o desenvolvimento econômico, entre outras áreas que são afetadas pela falta de acesso aos serviços de saneamento.

“Minha expectativa é dar continuidade a esse brilhante trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Instituto trata Brasil, de ser de um instrumento de promoção do saneamento no Brasil por meio de seus estudos e projetos, levando informação para os mais diferentes atores e para população de uma maneira geral”, explica Luana.

A executiva ressalta que o conhecimento é um importante instrumento para melhorar os índices atuais, para que toda população brasileira tenha acesso à água potável e para aumentar os índices de esgoto coletado e tratado, mudando a realidade de muitas pessoas, tanto nas regiões mais centrais, quanto nas regiões do interior e mais afastadas do Brasil.

O país tem uma missão árdua para buscar a universalização do saneamento básico até 2033, como o Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020) propõe. Como Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto se soma a outras vozes do país na luta para que todos tenham acesso ao saneamento básico.

Fonte: Giovanna Linck – Analista de Comunicação do Instituto Trata Brasil
[email protected] / 11 3021-3143

Últimas Notícias: