saneamento basico
energia

MS tem a capacidade de geração de energia superior a 1000MW

Imagem Ilustrativa

Capacidade de geração de energia de Mato Grosso do Sul pode chegar até a 1000MW, segundo informações da Energisa Mato Grosso do Sul (EMS).

Estado tem 28 usinas conectados ao sistema de atendimento da Energisa

Somadas as capacidade máximas de geração de energia no Estado, é possível produzir até 1296 megawatts, das quais 456 mw de geração solar, 310 MW de geração hidrelétrica.

350 MW de geração termelétrica a partir de biomassa funcionando nos períodos de safra do estado, 175 MW de geração termelétrica a partir do gás natural e 5 MW de geração termelétrica a partir do carvão vegetal.

Não é possível atingir o valor total de todas as fontes por causa das particularidades relacionadas à safra da cana-de-açúcar no caso da geração de biomassa, e da geração termelétricas, que são acionadas em momentos os quais as fontes hidráulicas não conseguem gerar a quantidade suficiente para abastecer o sistema em casos de crise hídrica.

Segundo a Energisa, o potencial gerador de energia é dividido em 18 usinas hidrelétricas concentradas principalmente na região nordeste do estado;

8 usinas térmicas de biomassa, concentradas na região sul do estado; 1 usina térmica (carvão vegetal), localizada em Corumbá, utilizada em períodos de escassez de geração hidráulica;

1 usina térmicas(gás natural), localizada em Campo Grande, utilizada em períodos de escassez de geração hidráulica (responsável pelo controle da usina é o Operador Nacional do Sistema – ONS), além de 40 mil unidades consumidoras com sistema de geração fotovoltaica, distribuídas de forma dispersa no sistema de atendimento da Energisa MS.

Fonte: Correio do Estado.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »