CASAN consolida novo modelo de gestão e amplia avanços na Lagoa da Conceição

Pesquisa avalia fontes de degradação na Lagoa da Conceição

Degradação Lagoa da Conceição

Sementes de alface, uma pequena planta aquática, uma bactéria marinha e um microcrustáceo de água doce.

Esses são organismos bioindicadores usados em um estudo que busca colaborar com o entendimento sobre possíveis fontes de poluição na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Durante um ano foram avaliadas amostras coletadas em locais considerados estratégicos na região, além de pontos no Parque Estadual do Rio Vermelho, coberto por uma floresta de pinus e eucalyptus, além de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da CASAN.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Toxicologia Ambiental (LABTOX), do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

LEIA TAMBÉM: ANA participa dos Diálogos Regionais da Água na América Latina e Caribe realizados na Costa Rica

Degradação Lagoa da Conceição

Resultados obtidos em um ano de pesquisa serão apresentados na próxima segunda-feira (18/3) no ciclo de palestras Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: a ciência e tecnologia a serviço do saneamento.

Ao todo, 20 estudos desenvolvidos por grupos de pesquisa da UFSC e financiados pelo Governo do Estado, por meio da CASAN e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), farão parte do ciclo. Parte das pesquisas é gerenciada via Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).

Fonte: PI.

Últimas Notícias:
Cidade brasileira “engole” até 355,5 milhões de litros de esgoto por dia uma megaplanta para 760 mil pessoas removeu 9.124 toneladas de resíduos só em 2021 e devolve o efluente tratado ao Guaíba

Cidade brasileira “engole” até 355,5 milhões de litros de esgoto por dia: uma megaplanta para 760 mil pessoas removeu 9.124 toneladas de resíduos só em 2021 e devolve o efluente tratado ao Guaíba

Capaz de processar centenas de milhões de litros diariamente, a ETE Serraria revela a dimensão invisível do saneamento de Porto Alegre, onde resíduos domésticos, etapas biológicas e grandes estruturas de bombeamento se encontram antes que o efluente tratado retorne ao Lago Guaíba.

Leia mais »