saneamento basico
Painel Saneamento no Paraná

Portal de Informações do Tribunal traz painel sobre o saneamento no Paraná

Painel Saneamento no Paraná

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) disponibilizou em seu site um painel interativo no qual é possível a qualquer cidadão explorar uma ampla gama de informações e dados relativos à questão do saneamento básico no Paraná.

Painel exibe dados sobre o saneamento básico no Paraná 

Então o acesso à plataforma, desenvolvida via sistema Microsoft Power BI pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (COSIF).

Com o apoio da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do órgão de controle, pode ser feito por meio de link disponível no Portal Informação.

Conteúdo

Entre as principais informações disponíveis na ferramenta, constam o percentual de atendimento à população com água potável e com esgotamento sanitário, o índice de perdas e as tarifas médias praticadas.

A partir de dados como esses, pode-se constatar, por exemplo, que 71,10% da população paranaense possui coleta de esgoto, que 29,45% de toda a água encanada é perdida na distribuição e que o investimento per capita no saneamento básico em 2021 foi de R$ 113,91.

Além disso, no painel é divulgada uma análise de eficiência comparativa dos 399 municípios do Estado feita pelo TCE-PR.

Vale lembrar que o Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020) estabeleceu metas de universalização até 2033. No referido ano, todos os municípios deverão atender 99% da população com água potável e 90% da população com esgotamento sanitário.

Painel Saneamento no Paraná

Contudo originalmente criada para subsidiar o planejamento de fiscalizações que o órgão de controle realiza sobre o tema desde 2021.

A plataforma agora está disponível no PIT para que a população, a sociedade civil organizada e as demais instâncias acessem. E tenham informações sobre o saneamento básico.

“A disponibilização dessas informações de maneira estruturada e compreensível fortalece o controle social, de modo que a sociedade passa a ter instrumentos para cobrar e responsabilizar seus representantes pelo desempenho das políticas públicas”, afirmou a coordenadora de Auditorias do TCE-PR, Vivianéli Araujo Prestes.

Em conclusão ela também destacou que a divulgação de dados como aqueles inseridos no referido painel interativo consiste em uma das metas do atual Plano de Gestão do Tribunal de Contas, relativo à melhoria das ferramentas disponibilizadas às entidades sob a jurisdição da Corte – em função do comprometimento da instituição com a publicação de informações úteis à sociedade.

Fonte: TCE.

Últimas Notícias: